Aprovado por unanimidade fim do uso obrigatório de máscaras em Venâncio Aires

Olá Jornal
março17/ 2022

O Comitê Técnico Municipal (COE), que avalia as questões da pandemia de Covid-19 em Venâncio Aires, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 17, para deliberar sobre a permanência da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no município. Após liberação do Estado do Rio Grande do Sul para ambientes ao ar livre e indicativo de decisões municipais para os demais locais, a Capital do Chimarrão convocou seu comitê para avaliar o quadro epidemiológico e será o primeiro município do Vale do Rio Pardo e encaminhar decisão à Associação Regional (Amvarp). Por unanimidade, o colegiado venâncio-airense deliberou pelo fim da obrigatoriedade do protetor facial em ambientes fechados quando não há pessoas sintomáticas respiratórias ou doentes crônicos.

A decisão ocorreu após ponderações realizadas pela Vigilância Epidemiológica Municipal, Setor de Imunizações e pela médica infectologista Sandra Knudsen. “Apesar de mantermos estável o número de casos nas últimas semanas, as internações e casos graves são quase insignificantes. Estamos aprendendo a conviver com a doença e temos que seguir incentivando a imunização. Meu voto segue a indicação Sociedade Gaúcha de Infectologia, que preconiza máscara apenas para ambientes hospitalares e pacientes em risco mais elevados de apresentar complicações pela Covid”, destacou dra Sandra Knudsen.

Com 97,15% da população adulta vacinada com primeira dose; 91,55% com segunda dose, 45,22% com dose de reforço e 50,58% das crianças imunizadas, os números da vacinação em Venâncio Aires também foram levados em consideração. “Estamos com números bastante elevados, inclusive acima da média estadual, o que nos dá mais uma segurança para o controle da doença”, acrescentou o prefeito Jarbas da Rosa.

A ata com as deliberações do COE local, que libera a obrigatoriedade do uso de máscaras, o autosserviço de buffets nas escolas e também os recreios coletivos será encaminhada para o Comitê Técnico da Amvarp ainda na tarde desta quinta-feira, 17. “Já conversei informalmente com os prefeitos e eles aguardam a manifestação de Venâncio. Assim que chegar nossa definição, vamos provocar esse debate coletivo para termos uma posição regional no máximo até essa sexta-feira, 18”, finalizou o prefeito Jarbas da Rosa. A máscara seguirá obrigatória para ambientes hospitalares, clinicas de saúde e geriátricas e recomendada para pessoas com sintomas respiratórios ou baixa imunidade.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal