Apresentada comissão que analisará situação financeira do Hospital São Sebastião Mártir

Olá Jornal
setembro30/ 2019

Na manhã desta segunda-feira, 30, foi apresentada em reunião na Prefeitura da Venâncio Aires a comissão que irá trabalhar para criar um plano de ações no equilíbrio financeiro das contas do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). A Comissão de Elaboração do Plano de Apoio à Gestão Administrativa, Financeira e Operacional do HSSM é formada por cinco representantes do poder público municipal e quatro representantes da Casa de Saúde. A reunião de apresentação foi acompanhada por vereadores e secretários municipais.

O principal objetivo é de tentar reduzir o déficit mensal nas contas do hospital, que alcança os R$ 300 mil. Na manhã desta segunda o presidente do HSSM, Luciano Spies, já confirmou algumas ações adotadas para diminuir as despesas, entre elas o corte de horas-extras não essenciais e manutenção de valores nos contratos de serviços. “São medidas que já ajudam a controlar as despesas mensais e são realizadas de forma inicial. Vamos a partir de agora analisar cada setor do hospital e apontar quais caminhos podem ser adotados.”

Já o prefeito Giovane Wickert (PSB) destacou que o momento é de unir a comunidade na defesa do hospital. “Vamos fazer o precisa ser feito para ajustar as contas e garantir que os serviços sejam mantidos. Esta comissão quer melhorar a gestão e manter a situação financeira saudável do nosso hospital, coração da saúde pública de Venâncio.”

O secretário municipal da saúde, Ramon Schwengber (PSB) lembrou que medidas mais duras não estão descartadas. “Será um período de análise da situação, apontamentos para melhorar os serviços. Precisamos de todos juntos, vereadores, Executivo, funcionários do hospital e comunidade. Medidas amargas também serão tomadas, mas pelo bem da instituição,” destaca.

A dívida do HSSM acumulada atualmente alcança os R$ 18 milhões. Metade deste montante já foi renegociado, garantindo economia. Um novo financiamento será buscado pela casa de saúde para quitar salários atrasados, principalmente em honorários médicos. A direção também confirma que o salário de setembro será pago de forma parcelada ao longo de outubro.

A primeira reunião da comissão ocorrerá nesta terça-feira, 1º de outubro no hospital a partir das 10h. A construção do plano de atuação é o principal objetivo para iniciar as medidas de curto, médio e longo prazo na tentativa de equilibrar o caixa. A Prefeitura não descarta novos aportes de recursos para garantir o pagamento de salários e serviços até o fim do ano.

Olá Jornal