Apresentação da Vila dos Atletas marca o Dia Olímpico

Janine Niedermeyer
junho23/ 2016

O Dia Olímpico, celebrado nesta quinta-feira, 23, marca também a apresentação da Vila Olímpica, que durante os Jogos Rio 2016 hospeda mais de 20 mil pessoas, entre atletas e oficiais de equipe. A data remete à criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que no dia de seu aniversário promove campanhas em todo o mundo para incentivar a prática esportiva.

A Vila, um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos, será aberta no dia 24 de julho, quando os primeiros atletas começam a chegar. Trata-se de um complexo de 7 condomínios com 31 prédios de até 17 andares, totalizando 3.604 apartamentos. As acomodações recebem mais de 17 mil pessoas no pico dos Jogos Olímpicos, além de outras 6 mil nos Jogos Paralímpicos.

O estacionamento funciona como uma rodoviária para até 300 ônibus, enquanto o restaurante abre 24 horas e serve mais de 60 mil refeições por dia. Na Vila Olímpica ainda existem sala de recreação, academia de última geração, salão de beleza e centro inter-religioso.

Prefeita campeã

Janeth Arcain, a atleta mais vitoriosa da história do basquetebol nacional, foi nomeada prefeita da Vila Olímpica. Campeã mundial com a seleção feminina em 1994, tem ainda duas medalhas Olímpicas: prata em Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000. Ela é a maior pontuadora da modalidade na história dos Jogos.

janeth

Pioneira, Janeth foi a primeira brasileira a atuar na WNBA, a liga profissional da modalidade nos Estados Unidos. Lá, foi tetracampeã, feito jamais igualado por outra atleta estrangeira. De 1998 a 2007, ela foi capitã da seleção brasileira, e em 2015 passou a integrar o Hall da Fama do basquetebol.

Foto: Vila Olímpica é um complexo de 7 condomínios, com 31 prédios e 3.604 apartamentos

Crédito: Rio 2016

Janine Niedermeyer