Após um ano de pandemia, Venâncio Aires já realizou mais de 26,9 mil testes para Covid-19

Olá Jornal
março06/ 2021

Faz um ano que as medidas sanitárias e de gestão da saúde foram alteradas no país, com a chegada do vírus da Covid-19. No último dia 27 completou um ano de pandemia em território nacional. Em Venâncio Aires o primeiro caso da doença foi confirmado no dia 13 de abril de 2020. Passado este período, a estratégia de testagem em massa da população foi a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para tentar frear a transmissão da doença. Neste um ano de alerta máximo na saúde pública, a Capital do Chimarrão já aplicou 26.977 testes para detectar a doença em pacientes do município (dados até dia 05/03/21). Destes, mais de 5,7 mil confirmaram para a doença.

A testagem local coloca a cidade em destaque no ranking estadual, frente ao número de habitantes. Venâncio Aires ocupa a 21ºª posição entre as cidades gaúchas que mais testes aplicados. Se levarmos em consideração os 71 mil habitantes, a testagem alcança 37,9%. Entretanto, isso não quer dizer que os testes foram realizados em mais de 26 mil pessoas diferentes, isso porque, a verificação de presença do vírus ocorre mais de uma vez, nas mesmas pessoas em períodos distintos, especialmente nos profissionais da saúde.

VOLUME
O maior volume de testes envolve os do tipo rápido, com coleta de sangue para análise da presença do vírus. Este modelo concentra 3.796 pessoas que positivaram. O modelo foi o mais utilizado, quando na metade do ano passado o Governo Municipal anunciou a compra de 20 mil testes do tipo. No total outras 17.832 análises com este tipo de exame deram negativo para o vírus.

Na sequência aparece o teste do tipo PCR, que foi o modelo adotado para confirmar 1.626 casos da doença. Neste mesmo tipo de exame, com coleta por meio do cotonete, outros 2.934 deram negativo para Covid-19. Além disso, o Município contabiliza 73 confirmações de doença por meio de outros testes e no mesmo segmento 12 foram negativos.

Olá Jornal