Apoio a refugiados em Venâncio será tema de workshop

Guilherme Siebeneichler
outubro28/ 2017

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) realiza no dia 13 de novembro seminário para discutir práticas governamentais que auxiliem na inserção de refugiados. O Brasil nos últimos oito anos tem recebido imigrantes, exilados, inclusive Venâncio Aires. Por conta das iniciativas para promover que inserção na comunidade venâncio-airense, o prefeito Giovane Wickert (PSB) integra os debates e apresentará workshop sobre a realidade do município.

Vale destacar que as iniciativas não foram iniciadas este ano, mas ao longo da história da cidade. Entretanto, um caso é referência nacional. A destinação de apartamento popular, construído por meio do Minha Casa Minha Vida, para família de refugiados palestinos.

Em 2012 o município foi reconhecido pelas iniciativas promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. “Venâncio tem um histórico muito bonito de acolhimento, isso precisa ser valorizado. Essas famílias precisam de apoio em um momento tão difícil que é deixar o seu país de origem. Vamos enaltecer esse suporte e reconhecimento a cidade e comunidade,” argumenta Wickert.

Os custos da participação do prefeito serão pagos pela própria agência da ONU. O evento ocorre em São Paulo e discute ações e políticas locais de apoio aos refugiados no Brasil. Além de palestinos, a Capital do Chimarrão também recebeu famílias de colombianos, haitianos e senegaleses.

FOTO: Divulgação ACNUR/ONU

Guilherme Siebeneichler