Apoio para produção leiteira e pecuária familiar na Consulta Popular

Janine Niedermeyer
julho01/ 2016

Em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) na tarde desta quinta-feira, 30, foram definidas as estratégias venâncio-airenses para a participação na Consulta Popular do Governo do Estado. Marcado para os dias 5, 6 e 7 de julho, o processo esse ano será por meio eletrônico, seja através da internet ou por mensagem de celular (SMS).

A demanda número 1 da cédula de votação elaborada pelo Conselho Regional (Corede), “Apoio ao Desenvolvimento da Produção Liteira e da Pecuária Familiar”, foi o projeto apoiado pelo conselho local e indicado como prioritário para os votantes do município.

Com valor de R$ 1.862.126,71 destinados a região, para que o município tenha direito a acessar o recurso, dois critérios precisam ser combinados: a participação mínima de 4% dos eleitores venâncio-airenses (2.253 pessoas) e que a demanda mais votada no município esteja entre as quatro mais votadas da região. Em 2016, das dez prioridades consensuadas pela Assembleia Regional Ampliada, nove são voltadas para o desenvolvimento da agricultura e uma para o turismo.

Conforme o vice-presidente do Comude e tesoureiro do Corede, Vilmar de Oliveira, a valorização da principal base econômica do Vale do Rio Pardo, o fato do Governo do Estado estar honrando com os valores relacionados à agricultura e, ao mesmo tempo, existir um atraso de repasses nas outras áreas, contribuiu para a definição da região.

Por sua vez, a presidente do Comude, Daiana Nervo, destacou que, apesar de reduzir em 20% o valor destinado para a região, a Consulta Popular ainda é uma instância de participação que deve ser exaltada. Para tanto, ela lembra que, nos três dias de votação, a mobilização se dará pelas redes sociais e em pontos disponíveis de votação no centro da cidade (Lions Melvin Jones), Prefeitura, Sindicato Rural, Secretaria de Agricultura e Emater.

COMO VOTAR:

Com o título de eleitor em mãos, cada pessoa pode votar uma única vez e apenas em um programa.

1 ON-LINE: através do site www.consultapopular.rs.gov.br.

2 SMS/TORPEDO: mensagem de texto gratuita para o número 28908 com os seguintes dados:

– palavra chave: rsvoto (pode ser MAIÚSCULO ou minúsculo)

– o número do título de eleitor

– o nº do programa escolhido

– entre uma informação e outra, usar o separador #

Exemplo: RSVOTO#999999999#1

Foto: Daniela Ruppenthal/ AI PMVA

Janine Niedermeyer