Aplicação de testes para grupos de risco movimenta postos no primeiro dia da testagem em massa

Olá Jornal
agosto03/ 2020

Nesta segunda-feira, 3, os Postos de Saúde do Município recebem uma intensa movimentação por conta do início da testagem sobre prevalência do Coronavírus. Os testes rápidos estão sendo feitos em pessoas pertencentes a grupos de risco (Sintomáticos, casos suspeitos ou que tiveram contato com casos positivos, idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos, imunossuprimidos e doentes respiratórios crônicos). A aplicação de testes rápidos exclusivamente para pessoas de grupos de risco se estende até sexta-feira, 7.

Já no sábado, 8, a testagem abre para toda a população. No dia, no Pavilhão Sebastião Mártir, das 8h às 16h, será realizado o Dia D de testagem. Além deste, outros pontos estratégicos serão montados e organizados para atender a comunidade. Oito enfermeiros e oito técnicos de enfermagem, da cidade e região, foram contratados para reforçar o grupo de profissionais que atuará nas ações. A partir de contratação emergencial, oito enfermeiros e oito técnicos de enfermagem iniciaram os trabalhos nesta segunda-feira junto às Unidades de Saúde. Durante a recepção na Prefeitura, no início da manhã, feita pelo Secretário de Saúde, Ramon Schwengber, e Prefeito Giovane Wickert, todos os profissionais que atuarão na aplicação dos testes rápidos e também na coleta de material dos exames de PCR foram testados. Todos negativaram.

A partir de segunda-feira, 10, irão atuar, em duplas, de forma volante na cidade. Também na próxima semana, os testes estarão disponíveis para toda a população nas Unidades de Saúde. O primeiro lote conta com 15 mil testes. Conforme a demanda, o Município deverá realizar a compra de mais kits.

O Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber, explica que “essa ação é de suma importância para entendermos como o vírus está circulando no município e principalmente para se conseguir isolar os casos positivos para realizar o devido atendimento e para que também não se prejudique o comércio do município. Com isso, o Município de Venâncio Aires será um dos poucos municípios do país a realizar uma testagem em massa e talvez o único a testar 20% da população numa primeira remessa.”

Como funciona

Após a pessoa a ser testada responder um breve questionário, é feita a coleta de duas gotas de sangue por um furo no dedo. A amostra de sangue detecta a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está — teoricamente — protegida de futuras infecções provocadas por aquele patógeno.

Após a coleta do sangue, é preciso aguardar cerca de 15 minutos até obter o resultado do teste.

CRÉDITO: AI PMVA

FOTO: Vanessa Behling/AI PMVA

Olá Jornal