Aplicação de inseticidas é ação complementar para eliminação de mosquitos em Venâncio

Olá Jornal
março28/ 2022

“A aplicação de inseticidas não dá garantias de efetividade na eliminação dos mosquitos, o mais importante é a eliminação de criadouros, locais com água parada onde eles se proliferam”. O lembrete é do coordenador municipal da Vigilância Sanitária e Ambiental, Gabriel Alves, ao reforçar a importância da contribuição da população eliminando as condições dos insetos se multiplicarem.

A exemplo do que acontece em toda a região e no Estado, a Capital do Chimarrão vem registrando aumento nos casos positivos de pessoas contaminadas pela Dengue, e com isso a Vigilância redobra as ações de conscientização como também reforça a aplicação de inseticidas (larvicidas e adulticidas).

O larvicida, produto utilizado no combate às larvas do mosquito, está sendo aplicado com um equipamento nebulizador acoplado ao veículo da Vigilância Sanitária, em pontos com maior concentração de casos de dengue confirmados e também é aplicado diretamente em sangas existentes no Município. O larvicida utilizado possui como princípio ativo um componente biológico, Bacillus thuringiensis israelensis e é voltado para o controle de larvas de mosquitos do gênero Culex (pernilongo) e Similium (borrachudo) e Aedes. Os técnicos também têm realizado a aplicação de inseticidas para o combate dos mosquitos adultos.

Nesta segunda-feira (28), a partir das 17:30 horas e na terça-feira (29), em à partir das 7h30min e após às 18 horas, as equipes vão atuar no Loteamento Eisermann e na região central próximo a Escola Estadual Monte das Tabocas, locais com maior número de casos positivos de dengue.

“O inseticida visa eliminar mosquitos que estejam voando no horário da aplicação. Recomendamos aos moradores que deixem as casas abertas para que o produto alcance mosquitos que estejam dentro dos imóveis, porém é aconselhável que sejam protegidos alimentos e água dos animais e caso alguém tenha criação de abelhas que as deixem em local fechado até 20 minutos após a aplicação”, aconselha Alves.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal