Apesar da queda na produtividade cultivo de soja em Venâncio deve ampliar receitas

Olá Jornal
maio02/ 2022

A produção de soja em Venâncio Aires, assim como outras regiões do estado, foi afetada pela estiagem no início do ano. Atualmente mais de 50% da área cultivada com o grão foi colhida na Capital do Chimarrão, segundo projeção do escritório local da Emater-RS/Ascar. A produção terá redução de 30% na safra, atingida principalmente pelo período de seca prolongado. Com isso, o total colhido na atual safra deve alcançar os 17,7 mil toneladas, em 5.759 hectares de área de cultivo no município.

Porém, a projeção atual é garantir 3.080 quilos colhidos por hectare, 30% menos do que a projeção antes do cultivo, que era de 4.400 quilos por hectare. Apesar da queda na safra, as receitas podem registrar aumento, impulsionado pelo preço de mercado para a soja. “A soja está valorizada no mercado internacional e isso deve impactar na geração de receitas a partir da produção. Isso terá impacto direto no Valor Bruto de Produção Agrícola (VBPA) para o ano,” explica o chefe do escritório local da Emater, engenheiro agrônomo Vicente Fin.

RECEITAS
Em Venâncio Aires ao longo de 2021 a produção de soja movimentou R$ 37,8 milhões, representando 9,98% do total do VBPA. Entre 2020 e 2021 as receitas da soja dobraram. Em 10 anos a produção de soja cresceu seis vezes em Venâncio Aires.

ESTADO
A colheita no estado alcança 55% da área cultivada, segundo dados do Informativo Conjuntural, produzido e divulgado pelo Governo Estadual e Emater. Outros 34% da área cultivada estão em maturação, 10% em enchimento de grãos e apenas 1% restante em floração. Com o avanço da colheita, também melhorou a produtividade. No entanto, a expectativa atual ainda é mantida pouco abaixo de 1.500 kg/ha, na média estadual, com perdas acumuladas próximas a 55% em relação à projeção inicial.

Olá Jornal