Apae recebe unidade de academia comunitária

Janine Niedermeyer
novembro29/ 2016

A Administração de Venâncio Aires inaugurou nesta terça-feira, 29, mais uma unidade de academia comunitária ao ar livre, desta vez em terreno anexo à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Na solenidade de inauguração, emoção pelo momento, pela apresentação dos alunos e ainda pela morte do atleta venâncio-airense e supervisor do time da Chapecoense, Cadú Preuss.

Os alunos, professores e direção da Apae comemoraram a instalação da unidade que, além de proporcionar incentivo à atividade física e convívio social, irá contribuir para os exercícios de desenvolvimento motor.

Em nome da escola, a diretora Raquel Trindade falou do trabalho desenvolvido com centenas de crianças especiais nos turnos da manhã e tarde. Destacou as oficinas de dança, teatro e música que visam o despertar criativo dos alunos. Já o presidente da Associação, Odilo Wachholz, falou da importância do movimento das Apaes em todo o país e ressaltou a qualidade da estrutura e do atendimento da Apae local, referência para todo o Estado.

A 15ª academia comunitária instalada em Venâncio Aires teve indicação da vereadora e assistente social Ana Cláudia do Amaral Teixeira. Durante o ato, ela elogiou o trabalho desenvolvido pela Apae, falou da equipe de funcionários da Prefeitura, que buscou alternativas para a instalação da unidade, e da relação de colaboração e parceria mantida nos últimos anos entre o Governo Municipal e a Associação.

Já o prefeito Airton Artus lembrou o histórico do terreno doado para a Apae e que hoje serve para a academia e futura ampliação da unidade. Elogiou o trabalho voluntário e comunitário do casal Odilo e Vera Wachholz e destacou a importância das academias como uma forma de política pública de prevenção à saúde.

Depois do descerramento da placa e fita inaugural, o grupo confraternizou com os alunos. A próxima academia comunitária será inaugurada no dia 18 de dezembro, em Vila Palanque.

Fonte e foto: Daiana Nervo/ AI PMVA

Janine Niedermeyer