Aos 99 anos, fundador do Rotary Venâncio recebe a condecoração nesta sexta

Janine Niedermeyer
maio18/ 2017

Por iniciativa do vereador André Puthin (PMDB), o porto-alegrense, João Gomes Mariante, recebe na noite desta sexta-feira, 19, o Título de Cidadão de Venâncio Aires. A condecoração, concedida pela Câmara de Vereadores, será entregue durante a abertura oficial da 56ª Conferência Distrital do Rotary, na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires, a partir das 20h.

João Gomes Mariante fundou em 12 de junho de 1949 o Rotary Club de Venâncio Aires e organizou campanhas e medidas simples e efetivas de higiene e saúde pública como, por exemplo, a distribuição de latões com óleo queimado para combate ao mosquito. Da entidade, além de fundador também foi o segundo presidente. Nesta época, em que morou na Capital do Chimarrão era o responsável pelo Posto de Higiene da cidade.

O escritor, psicanalista, professor e jornalista atualmente, aos 99 anos, mora em Porto Alegre. Na capital gaúcha, é editor do Jornal MenteCorpo. Periódico este com 15 anos de circulação e tiragem de 35 mil exemplares distribuídos no Brasil inteiro e no exterior.

Em paralelo a sua intensa atividade clínica iniciada nos anos 40 no Rio de Janeiro, também se dedicou a produção literária. No ano passado lançou em Venâncio, o livro ‘Getúlio Vargas – O lado oculto do presidente’. Antes, já havia escrito ‘Os Três no Divã: um estudo sobre Getúlio Vargas, Flores da Cunha e Osvaldo Aranha’.

Fonte: Vanessa Behling/AI Câmara de Vereadores

Janine Niedermeyer