Aos 25 anos, Unisc acompanha transformações sociais para estar mais próxima da comunidade

Olá Jornal
junho25/ 2018

A Universidade de Santa Cuz do Sul (Unisc) chega aos 25 anos com o propósito de estar ainda mais próxima da comunidade e preparada para as transformações sociais que terão também impacto no ensino. O aniversário da instituição é comemorado nesta segunda-feira, 25. Com quatro campus, além do campus sede, nos municípios de Venâncio Aires, Sobradinho, Capão da Canoa e Montenegro, e 36,9 mil diplomados, consolida-se como vetor para o desenvolvimento regional seja científico, econômico, social ou tecnológico.

Para a reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer, este é o maior legado da instituição. “Não temos dúvida de que somos o maior patrimônio científico e educacional da região. Investimos em pesquisa e inovação, assumimos um papel de liderança local e regional na promoção do desenvolvimento.”

FUTURO
Para os próximos 25 anos, a universidade enfrenta os desafios comuns as instituições de ensino. Mudanças nas metodologias pedagógicas são necessárias para acompanhar as transformações sociais com novas dinâmicas de trabalho e ensino.

O vice-reitor, Rafael Henn, afirma que a Unisc analisa as tendências da sociedade brasileira e mundial sempre atenta ao presente. Ele cita como exemplo o fato de que 65% das crianças que estão entrando na escola primária hoje, no futuro irão trabalhar em atividades que ainda não existem, de acordo com o documento ‘The Future of Jobs’, elaborado no Fórum Econômico Mundial de 2016. ‘Como formadores de pessoas para o mercado de trabalho, nós precisamos estar atentos a isso.’

Além disso, o aluno também está mudando. Em um mundo cada vez mais conectado as pessoas estão com menos disposição de assistir aulas presenciais como atualmente estão estabelecidas. ‘Para atender esse aluno a Unisc está implantando em seus projetos pedagógicos novas metodologias de ensino, baseadas em problemas, como a sala de aula invertida. O aluno estuda o conteúdo de forma antecipada e vem para a sala de aula resolver problemas,’ explica o vice-reitor.

VENÂNCIO
Desses 25 anos de história, a Unisc Venâncio Aires está inserida há 20 anos. Em 1998 surgia o primeiro curso superior no município, de Pedagogia. As aulas ocorriam no prédio do Colégio Nossa Senhora Aparecida até que o campus fosse inaugurado em 2004.

Com a formação de 597 Bacharéis e Licenciados, a coordenadora do campus Andreia Haas acredita que a Unisc cumpre o seu papel no município proporcionando educação de qualidade e contribuindo para o progresso da comunidade. “Além disso, a universidade tem como característica muito forte a participação em conselhos, núcleos, órgão de representação municipal e regional, sem esquecer do seu envolvimento social por meio de vários projetos.”

PARCERIA
O sonho venâncio-airense de ter uma universidade foi garantido pela Unisc. Esta é a opinião do prefeito Giovane Wickert (PSB), que comemora a relação próxima com a universidade. “Venâncio tinha uma lacuna na educação superior que foi suprida pela Unisc. Essa relação de proximidade só trouxe bons frutos para a cidade.”

O gestor afirma que o compromisso com o desenvolvimento regional, feito pela instituição de ensino, foi novamente comprovado com o anúncio de 11 novos cursos para o campus de Venâncio Aires. “Este é um novo capítulo para a universidade no município, e garante para os próximos três anos novas possibilidades para a comunidade venâncio-airense.”

Aliado a isso, Wickert destaca a relação entre Prefeitura e a Unisc para o desenvolvimento do projeto do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Proteína. A iniciativa será implantada, por meio de recursos federais, na antiga área da Favan.

Olá Jornal