Aos 15 anos, Sesc amplia unidade de Venâncio e garante foco no bem-estar

Olá Jornal
outubro25/ 2019

O Sesc Venâncio Aires chega aos 15 anos de atuação com desafio de potencializar os serviços de bem-estar social. A unidade receberá no mês de novembro obras de ampliação com o objetivo de oferecer mais serviços nessa área, com atividades de saúde, lazer, e cultura.

O incremento no espaço físico possibilitará a implantação do Espaço de Saúde; Brincando no Sesc, com atividades o ano todo no turno da tarde, não somente nas férias; Espaço de Brincar, no turno da noite até as 21h; Espaço Saber e Lazer, com livros e Jogos; sala multiuso para 80 lugares e o novo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

A gerente Diane Lacerda Araújo explica que o objetivo é ir além das atividades pelas quais já se tornou conhecido. “O Sesc chega aos seus 15 anos se renovando, sendo reconhecido não somente, como inicialmente, pelos brinquedos de rua e academia, e alguns shows. Mas sendo valorizado através dos clientes e parceiros pelo seu papel na sociedade de promotor de bem-estar social, através das ações de saúde, educação, cultura e lazer”.

SAÚDE
Os atendimentos em saúde serão ampliados em março de 2020, com atuação de um médico clínico geral e nutricionista diariamente. Atualmente a unidade já possui profissional de nutrição todas as quartas-feiras. Também há previsão de serviços de massoterapia ainda no início do ano. Conforme Diane, após a conclusão da ampliação e a implantação destas especialidades, de acordo com a demanda, ainda podem ser incluído um psicólogo, assim como outros espaços de saúde Sesc pelo estado.

DESAFIO
Para Diane, manter-se com serviços subsidiados, com os constantes riscos de redução da arrecadação compulsória, é um dos principais desafios. “Além disso, inovar e ao mesmo tempo manter-se simples e acolhedor para que nossos clientes sintam o Sesc com um lugar de estar, um point para encontrar amigos e possibilidades diversas de melhorar a saúde, a auto-estima, ampliar as visões e expressões culturais e ter acesso à atividades e eventos de qualidade para toda a comunidade”.

ATUAÇÃO
O Sesc sempre esteve ligado às principais atividades culturais do município, um exemplo é a realização da Feira do Livro. Em 2019, serão oito feiras realizadas em parceria com as prefeituras e empresas. Mas nos últimos anos tem ampliado a participação em eventos com formas e dinâmicas diferentes, como o último #partiunatureza Pedal Passeio, pelo interior do município, em parceria com o departamento de turismo. “Nos últimos anos, além do público comerciário, o Sesc/RS entende e busca atender toda a sociedade. Afinal, se um indivíduo pode usufruir dos serviços e atividades do Sesc e o seu amigo não pode, não estaríamos cumprindo nossa missão”, afirma a gerente da unidade local.

Fazer acontecer faz parte da história

A vocação de fazer acontecer é a marca da unidade do Sesc de Venâncio Aires. Sua história sempre esteve ligada à promoção da qualidade de vida da comunidade local, seja pela cultura ou pela saúde. Protagonizou as principais programações no município, como a Feira do Livro, sendo em muitas delas a única promotora como em peças de teatro.
A inauguração do Sesc em Venâncio ocorreu no dia 25 de outubro de 2004 sob a coordenação de Sandra Schiefelbein. A coordenadora do centro de atividades da época, que em 2006 passaria à gerente de unidade operacional, lembra que a possibilidade de trazer uma unidade ao município deve-se principalmente pela ação dos dirigentes da Caciva, Vilmar de Oliveira e Silvano Hansel. “A unidade iniciou suas atividades inicialmente com academia de ginástica, consultório odontológico atividades de recreação e ações de Cultura”, lembra. Além de Venâncio Aires a unidade era responsável também por atendimento em oito municípios da região.

Sandra considera como principais ações realizadas durante os 09 anos que esteve à frente da unidade as parcerias para as realizações de feiras de livros, com as prefeituras municipais da área de abrangência; a implementação do programa de saúde bucal Sorrindo para o Futuro; as ações de Cultura, como a Semana Sesc de Teatro e Circo; a fundação do Clube Sesc de Maturidade Ativa; a divulgação e realização das provas de admissão para escola Sesc de ensino médio; o projeto Casa Sesc de saúde, as ações de educação para saúde e atendimento odontológico com a participação das carretas OdontoSesc na cidades de Boqueirão do Leão Taquari Gramado Xavier.

“O Sesc tem um papel fundamental na promoção de saúde cultura educação esporte e lazer realmente fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Transforma vidas a partir do momento que ele oportuniza que as pessoas possam ter acesso a histórias, a viajar através dos livros na promoção de feira de livros em diversos municípios do Estado. Faz a diferença quando ele trabalha com o grupo de idosos para que eles sejam protagonistas de suas vidas para que eles possam continuar a ter qualidade de vida a sentirem-se úteis, enfim o Sesc promove vida com qualidade,” destaca Sandra.

SERVIÇOS OFERECIDOS
Turismo: Pacotes e roteiros turísticos, Temporada de férias verão e inverno em hotéis próprios e conveniados
Odontologia: Serviços de clínica odontológica em geral, incluindo: Prótese(fixa, total e removível) – Restaurações – Profilaxia (limpeza) – Clareamento – Tratamento de canal
Academia: Musculação, Ginásticas (Dança, Circuito, Step, Jump, etc), Bike indoor, Pilates solo e máquina
Educação em Saúde: Programa Sorrindo para o Futuro com mais 10mil crianças em 2019, realizado em parceria com os municípios da abrangência em escolas municipais e algumas estaduais.
Recreação: Eventos recreativos, com brinquedos e brincadeiras, passeio ciclístico, Brincando nas férias de verão, Dia do Desafio.
Maturidade Ativa: trabalho com grupos de idosos, encontros, oficinas diversas, atividades intergeracionais, passeios e eventos.
Cultura: Sesc Música, Rio Grande no Palco com espetáculos diversos, Feiras do Livro, Cine Sesc,
Educação complementar: Seminários e palestras
Mesa Brasil: colheita urbana e doações de alimentos e atividades em entidades assistenciais.

ASSOCIADOS
Comerciários e empresários titulares: 7.658
Comerciários e empresários dependentes: 5.873
Público em geral (titulares e dependentes) total: 5.223

Olá Jornal