Antes de voltar às aulas, educadores de Mato Leitão participam de capacitação

Olá Jornal
fevereiro21/ 2019

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta semana, nos dias 20 e 21, a formação continuada dos educadores que atuarão no ano letivo 2019 nas escolas da rede municipal. As aulas, nos horários tradicionais e com os mesmos roteiros do ano passado no transporte escolar, começam na próxima segunda-feira, 25.

A capacitação dos professores e demais integrantes das escolas Infantil Vó Olga e Ensino Fundamental Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua foi coordenada pela equipe do programa A União Faz a Vida, através das professoras Janice Schmitt e Elisabete Penz Beuren, da Univates. Mato Leitão é o quarto município da região a participar do programa de responsabilidade social da Cooperativa Sicredi.

O programa possui uma metodologia de ensino e aprendizagem própria, que difunde a cultura da cooperação nas escolas e orienta a participação de modo que os alunos protagonizam suas aprendizagens e estabelece o diálogo entre os saberes da comunidade e os conhecimentos escolares.

Na primeira parte da capacitação, educadores receberam orientações sobre o programa e, depois, todos participaram de atividades externas, pelo centro de Mato Leitão, denominadas de ‘expedições investigativas’. Além da formação pedagógica, a equipe do A União Faz e Vida vai desenvolver projetos ao longo do ano diretamente nas escolas.

ABERTURA

O prefeito Carlos Alberto Bohn, vice Arly Stöhr (Flecha), secretária Isabel Cristine Machry, diretoras das escolas e representantes da cooperativa Sicredi acompanharam a abertura da formação continuada. “É o início de mais uma jornada com escolas organizadas e equipes completas”, disse Bohn. Isabel Machry destacou o envolvimento e dedicação dos professores. “Por isso que Mato Leitão é sempre destaque na área da Educação”, afirmou.

MATRÍCULAS (previsão)

– Emei Vó Olga: 210 crianças

– Emef Ireno Bohn: 98 alunos

– Emef Santo Antônio de Pádua: 259 alunos

SAIBA MAIS

O programa A União Faz a Vida na região: Lajeado, Travesseiro, Marques de Souza e Mato Leitão. São 10 escolas, envolvendo 140 educadores e cerca de 1.000 alunos.

Olá Jornal