Ano que vem terá pelo menos quatro ‘feriadões’

Guilherme Siebeneichler
dezembro01/ 2016

Quem gosta de folgas do trabalho terá um bom 2017. Nenhum dos nove feriados nacionais do ano que vem cai durante o fim de semana e apenas um dos quatro pontos facultativos cai num sábado – o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro.

E a portaria do Ministério do Planejamento que foi publicada nesta quarta-feira, 30, com o calendário de dias de folga, proíbe que esse ponto facultativo seja antecipado pelos órgãos públicos. Em 2016, Dia do Trabalho caiu num domingo, assim como será o Natal. Além de caírem durante a semana, quatro feriados dão a possibilidade de emenda com o fim de semana.

A tradicional Sexta-Feira Santa, o feriado de Tiradentes (21 de abril) também cai no último dia útil da semana. O Dia do Trabalho (1º de maio) e o Natal serão em segundas-feiras. Há ainda quatro quintas no feriado de folgas, três delas no segundo semestre: além de Corpus Christi (15 de junho), que sempre cai nesse dia, a Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), e Finados (2 de novembro) oferecem a possibilidade de “enforcar” a sexta-feira. Além dessa lista nacional, cidades e Estados também têm feriados locais observados por órgãos públicos e pelo setor de comércio e serviços

Guilherme Siebeneichler