Presença de animais no Desfile Cívico gera debate entre comissão organizadora e Conselho de Proteção Animal

Olá Jornal
agosto01/ 2018

Em reunião da Comissão Organizadora Da Semana da Pátria no município, na tarde desta quarta-feira, 1º, o assunto voltou a pauta. Na presença da presidente do Conselho Municipal de Proteção aos Animais, Katia Dietrich o tema foi amplamente discutido, após o grupo receber da entidade o pedido de proibir a participação de animais no desfile cívico de 7 de Setembro.

Segundo Katia, a preocupação da entidade é quanto ao período que os animais ficam sem água e alimentação e expostos a estresse e sol.  Mas, de acordo com a vice-diretora da Escola Wolfram Metzler, única escola que traz animais aos desfiles, Deise Hickmann, os animais sempre são deslocados aos desfile mais tarde, além disso, recebem água, não vão no colo das crianças e há acompanhamento técnico e de veterinário. “Não nos perdoaríamos e perderia o valor pedagógico se alguma criança visse algum problema como maus tratos”.

Segundo a presidente da Comissão Organizadora da Semana da Pátria, Alice Theis, o objetivo é prestar uma homenagem ao país, mobilizando escolas que apresentem seus trabalhos. “E podemos garantir que há um cuidado para que não haja estresse nem aos animais, nem as crianças.”

Com as justificativas apresentas, a representante do Compa se dispôs a levar os argumentos para a reunião do grupo na sexta-feira, dia 10.

FICHAS DE INSCRIÇÕES
As fichas de inscrições, para o desfile, de entidades e escolas estará disponível a partir desta sexta-feira, dia 3, até o dia 10, no site da Prefeitura.

PROGRAMAÇÃO:
– Inscrições no concurso dos desenhos para o folder se estendem até dia 13 de agosto

20/08 – 9h – recepção ao fogo simbólico
Junto ao monumento da Bandeira.
Chegada do Fogo no pórtico, desce em carreata puxado pelo Corpo de Bombeiros, com participação da Secretaria de Educação, Correios, Brigada Militar e prefeito ascende pira na Praça. No dia também serão anunciados os vencedores do concurso de desenhos.

03/08 – 9h – abertura da Semana da Pátria na Praça Coronel Thomaz Pereira
20h – fogo simbólico e hora cívica na Câmara de Vereadores
4/09- horas cívicas das escolas
5/09 – Caminhada e Benção da Paz (ainda serão definidos os detalhes)
6/09: horas cívicas nas escolas
7/09 – 8h30: desfile cívico na Osvaldo Aranha
Encerramento da Semana da Pátria ao final do desfile
8/09 – 9h: desfile cívico em Vila Mariante
8/09 – à tarde: passeio ciclístico

ORDEM DE DESFILE
Será por sorteio, lembrando que este sempre é aberto pelo, Pelotão das autoridades, Orquestra e Apae

PRÓXIMA REUNIÃO
Dia 15 de agosto – 14h
Será feita a pré-seleção dos desenhos que irão a votação online que abre dia 16 e segue até meia-noite do dia 19 de agosto

Olá Jornal