Animais de rua ou vítimas de maus-tratos começam a receber atendimento público em Venâncio Aires

Olá Jornal
janeiro17/ 2022

Está credenciada a primeira clínica veterinária apta a prestar atendimentos a animais em situação de vulnerabilidade, em Venâncio Aires. Na manhã desta segunda-feira, 17, o prefeito Jarbas da Rosa assinou o documento que autoriza o início dos trabalhos por parte da clínica que atendeu aos critérios do chamamento público aberto pela Prefeitura. “De fato, estamos dando início as primeiras ações de políticas públicas, nestes 130 anos de Venâncio Aires, voltadas ao bem estar dos animais em situação de risco”, destacou Jarbas. O ato foi acompanhado pela assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alessandra Ludwing que destacou a importância do momento e o quanto essas medidas era aguardada especialmente por ativistas e voluntários que atuam na causa animal.

Assinatura do convênio ocorreu na manhã desta segunda-feira

Na primeira etapa, serão R$ 150 mil destinados a castrações e felinas e caninas que moram na rua, ou que foram resgatadas de maus-tratos ou adotadas por famílias de baixa renda. Além do procedimento que vida controlar a procriação indevidas dos animais e assegurar mais saúde aos animais, também estão inclusos neste projeto, alguns procedimentos veterinários para os animais nestas mesmas condições.

“Sempre era uma angústia dos voluntários que prestam socorro aos animais de rua que sofrem acidentes, que são abandonados e feridos, porque não se tinha nenhuma política pública em Venâncio Aires que atendesse essas situações. Os custeios ficavam sempre a cargo das Ongs, dos próprios voluntários e colaboradores. Mas era sempre tudo muito incerto e angustiante”, destaca Alessandra.

O município tem como meta para este ano, a castração de até 300 animais, entre cadelas e gatas, porém, de acordo com a coordenadora, todos os casos precisarão obedecer aos critérios estabelecidos pelo programa municipal “Toda vida importa”. O processo de chamamento público continua aberto, buscando o interesse de outras clínicas veterinárias na prestação dos serviços. Os encaminhamentos serão realizados pela secretaria Municipal de Meio Ambiente que também está disponível para esclarecer dúvidas da população, através da sede da pasta, que fica na rua Tiradentes, 959, ou ainda pelo aplicativo Whatsapp 51.9.9791-1840. O horário de atendimento é das 7h30 ao meio-dia e das 13h30min às 16h30min.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal