Anatel vai solicitar respostas das operadoras sobre problemas em Venâncio

Guilherme Siebeneichler
outubro03/ 2017

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificará as empresas que prestam serviço de telefonia móvel em Venâncio Aires. A decisão foi tomada durante o encontro desta manhã, 3, onde o Prefeito Giovane Wickert liderou a comissão “Todos pela telefonia” que reúne lideranças do executivo, legislativo, da OAB e da Caciva.

Na sede da Anatel, o grupo foi recebido pelo Gerente Regional, Rafael André de Lima e pelo Assessor técnico Sidney Ochman que ouviram todas as reivindicações dos Venâncio-airenses e explanaram sobre o funcionamento do trabalho das empresas e das obrigações das mesmas. “Coletar força é o melhor caminho para que nós da Anatel consigamos ser provocados pelas demandas de vocês e conseguirmos conjuntamente encontrar uma luz para estas questões”, disse Lima.

Conforme a Anatel, as operadoras têm a obrigação de atender o distrito sede do Município em até 80% para telefonia móvel, mas não tem a obrigação de levar sinal ao interior. Para isso, a Agência apresentou outras saídas para as demais sedes, como a Telefonia Rural com telefonia fixa e internet através da Oi. Fora isso, a Agência se colocou à disposição para auxiliar a solucionar os problemas do sinal na cidade.

Wickert pontuou cada detalhe das dificuldades dos munícipes e ainda explanou sobre o problema econômico que a falta de qualidade do serviço gera ao Município. O Prefeito também falou sobre a mudança da legislação, que até pouco tempo não permitia a instalação de torres com um raio menor de 50m. “Esta lei dificultou o trabalho das empresas que não conseguiam ampliar o serviço. Agora à legislação pede que tenha 10m de raio para a instalação das torres e com isso já podemos conquistar novas expansões das operadoras”.

Nos próximos dias a Prefeitura irá enviar uma documentação para a Anatel pontuando todos as demandas necessárias para qualificar o serviço. A comitiva se comprometeu em fazer este levantamentos documental para conseguir que a Agência possa notificar todas as operadoras. A projeção é de que em 20 dias após serem notificadas as operadoras respondam ao Município sobre os problemas e apresentem soluções.

Ainda neste mês uma nova torre de 60 metros começará a ser construída no bairro Coronel Brito.  O investimento  é de cerca de R$ 50 mil. Participaram do encontro o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Nelsoir Battisti, o Presidente do Legislativo Gilberto Santos.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler