Amvarp elege nova diretoria no dia 15 de janeiro

Guilherme Siebeneichler
dezembro13/ 2016

A última reunião da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), na atual gestão, será realizada no dia 15 de janeiro, com os novos gestores municipais e futuros integrantes da entidade. No encontro em Santa Cruz do Sul, a partir das 9h, também será eleito o novo presidente. Atualmente Caio Baierle (PT), chefe do Executivo de Passo do Sobrado, lidera o grupo.

Em acordo formado entre os representantes municipais, o primeiro presidente é indicado pelo município sede, Santa Cruz ou pelo PP. Na sequência quem indica o dirigente é o PSB, seguido por PTB e o PMDB. O acordo leva em consideração o número de prefeituras que cada sigla garantiu no último pleito municipal.

Baierle ao avaliar o último mês da sua gestão destacou os desafios que envolveram as prefeituras com as baixas na economia e o equilíbrio nas finanças públicas. Aliado a isso, acordos regionais para fomentar a construção da sede da Amvarp e o novo espaço do Consórcio Interregional de Saúde do Vale do Rio Pardo (Cisvale) estiveram em pauta.
Entre as ações prioritárias do grupo regional de prefeitos está a conclusão da sede do Cisvale, que está sendo erguida por meio de emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch (PSB).

O espaço, além de abrigar a área administrativa, sala da Amvarp, o local será dedicado para o Centro Regional de Especialidades Médicas. No total, a obra custará R$ 1.904.488,41, sendo R$ 1,7 milhão provenientes de indicação do parlamentar. Atualmente, o Cisvale atende cerca de 200 pessoas por dia em mais de 100 especialidades médicas diferentes. A meta, com a inauguração do centro – que está prevista para o dia 1º de julho de 2017 – é ampliar esse número para 500 atendimentos diários.

Guilherme Siebeneichler