Amvarp atualiza plano regional de gestão compartilhada

Olá Jornal
dezembro17/ 2020

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 16, prefeitos e representantes dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) debateram a atualização do plano regional de gestão compartilhada do modelo de distanciamento controlado do Estado para a pandemia do novo coronavírus. Elaborado em 24 de agosto, o modelo de cogestão havia sido atualizado pela última vez em 23 de setembro.

“De lá para cá, havia uma necessidade de uma atualização dos protocolos, pois as regras mudaram bastante ao longo de cada semana e algumas atividades não estavam contempladas”, comentou o presidente da Amvarp e prefeito de Candelária, Paulo Butzge.

Atualmente, a região 28, a qual está incluída o Vale do Rio Pardo, está em bandeira vermelha, podendo adotar protocolos de bandeira laranja no modelo de cogestão. De acordo com o médico infectologista Marcelo Carneiro, a condição de segunda melhor nota média alcançada na última avaliação do Estado pela região 28 nos indicadores, também é algo a ser considerado para a adaptação dos protocolos.

“Se olharmos as últimas três semanas, melhorarmos a média do Estado, e essa melhora na nossa condição de atendimento nos coloca novamente em um caminho de queda na expansão da doença”, afirmou Carneiro.

“Estamos fazendo nosso dever de casa, com orientação técnica, e isso faz com que nossos índices melhorem, a partir de uma atuação muito firme e organizada dos nossos colegas de cada município”, comentou o prefeito de Pantano Grande e presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Cássio Nunes Soares.

A reunião por videoconferência também serviu para definir que em caso de nova confirmação de bandeira vermelha para a região 28 na próxima sexta-feira, o modelo de cogestão seguirá adotando os protocolos de bandeira laranja, assim como se a região retornar à bandeira laranja, onde passará a adotar protocolos da bandeira amarela. Em caso de bandeira preta, no entanto, uma nova reunião do comitê técnico será realizada para analisar a situação.

CRÉDITO: AI AMVARP

Olá Jornal