Amprotabaco participa da abertura da reunião anual da ITGA

Olá Jornal
outubro22/ 2018

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) participou, na manhã desta segunda-feira, 22, da abertura da 33ª Reunião Geral Anual da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA), em inglês, International Tobacco Grovers Associacion, que ocorre no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul. O secretário, Guido Hoff, representou o presidente da Amprotabaco, Telmo Kirst, durante a abertura do evento. O tesoureiro da Amprotabaco, Giovane Wickert também acompanhou o evento.

De acordo com o tesoureiro Giovane Wickert, os encontros anuais da ITGA servem como uma forma de atualização de dados, das informações sobre a produção de tabaco ao redor do mundo. “Na manhã de hoje ocorreram debates sobre o consumo do cigarro no mundo. Percebe-se que com a introdução dos novos produtos, há uma certa estabilidade no número de fumantes. Alguns países registram queda, mas outros estão estáveis. Isto mostra que ainda há um mercado amplo, mesmo em meio às restrições”, avalia.

Wickert conta que em meio a produção mundial, o Brasil se destaca pela qualidade e pelo volume de tabaco produzido. “Nosso clima tropical confere alta qualidade ao nosso tabaco. Isto nos leva a pensar que mesmo se houve uma redução mundial, o tabaco do Brasil é um dos melhores, e deve continuar sendo comercializado.”

Durante a abertura, o governo brasileiro apresentou dados da diversificação da produção de tabaco, de alternativas ao produtor de tabaco, como o próprio plantio de alimentos. “Isto vai na linha da Amprotabaco defende, como alternativas de diversificação, sobretudo, nas pequenas propriedades rurais”, complementa.

O encontro reúne delegações de vários países produtores de tabaco. As comitivas são provenientes de organizações associadas à entidade mundial, entre elas a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Haverá a participação de representantes da África do Sul, Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Inglaterra, Itália, Malawi, Portugal, Suíça, Zâmbia e Zimbabwe. A representação da Amprotabaco participou do evento ao lado dos deputados federais eleitos, Marcelo Moraes e Heitor Schuch e da deputada estadual eleita, Kelly Moraes, que em diferentes esferas do Legislativo defendem a cadeia produtiva do tabaco.

CRÉDITO: AI Amprotabaco 

FOTO: DIVULGAÇÃO/FETAG RS

Olá Jornal