Americanos conhecem a diversificação na produção agrícola da região

Olá Jornal
fevereiro21/ 2018

 Um grupo de 10 americanos provindos do estado da Carolina do Norte visitou na manhã desta segunda-feira, 19, a Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz (Coopersanta), em Santa Cruz do Sul, e a propriedade rural do agricultor Sérgio Frantz, na localidade de Dona Josefa, em Vera Cruz. A comitiva, composta por produtores agrícolas e profissionais ligados à agricultura, está em uma missão de estudos e conhecimentos no Brasil, guiados pela diretora da MageTour, Geraldine Dick. Entre as culturas cultivadas pelo grupo está a soja, tabaco, trigo, batata doce, milho, e a criação de gado e de porcos.

A Sicredi Vale do Rio Pardo esteve presente na atividade representada pelo técnico agrícola Jeferson Klunk e pelo assessor de Planejamento Estratégico, Igor Stertz, que auxiliaram na recepção dos visitantes. Conforme Klunk, os locais visitados são associados da cooperativa financeira. “Apoiar as cooperativas e os cooperados nas suas ações propaga o cooperativismo, incentiva a intercooperação e a união de esforços, valoriza a agricultura familiar e fortalece o setor”, destacou. Klunk ainda comentou que a visita e o interesse pela diversificação mostra que o cooperativismo está fazendo a diferença na vida das famílias da agricultura familiar da região.

Os visitantes foram recepcionados na Coopersanta pelo presidente, Cássio Baptista, que explanou sobre o funcionamento da cooperativa, que conta com 120 famílias associadas, de oito municípios gaúchos. A entidade disponibiliza mais de 70 produtos oriundos da agricultura familiar, que são distribuídos para escolas, creches, instituições sociais e supermercados de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, assim como vendidos pela internet para o consumidor final. Entre os questionamentos do grupo estavam informações a cerca da mandioca, espécies de batata doce, colheita, maneira de plantio, quantidade anual, fruticultura, entre outros. Além disso, eles conheceram o novo espaço que abriga a Agroindústria Familiar.

PROPRIEDADE

Na propriedade rural, a comitiva conheceu a plantação diversificada de produtos agrícolas, verduras e frutas, como por exemplo, a exótica pitaya; a piscicultura do local através da criação de carpa e tilápia; os animais; entre outros. O agricultor Sérgio Frantz falou sobre a destinação da produção, que é vendida diretamente para o consumidor, cerca de 50 clientes, através de um grupo criado em um aplicativo de bate-papo; por meio da Coopersanta e da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec); e para supermercados e restaurantes. Após a visitação, todos confraternizaram com direito a degustação dos produtos da agricultura familiar, como cuca, linguiça, rapadura e sucos de frutas. “É um orgulho receber pessoas de outro lugar e poder mostrar o trabalho desenvolvido”, frisou Frantz.

 

Olá Jornal