Ambulatório de campanha em Venâncio seguirá montado, pelo menos até o fim do mês

Olá Jornal
outubro05/ 2020

Estruturas extras montadas pelos municípios do Rio Grande do Sul começam a ser desmontadas. Em Venâncio Aires o Centro de Atendimento para doenças respiratório foi criado no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. O espaço busca garantir suporte aos atendimentos da rede pública da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde seguirá com a estrutura pelo menos até o fim de outubro.

A expectativa é do local seguir ainda no mês de novembro, mas será avaliada por meio das demandas. Casos graves ou suspeitos de Covid-19 são monitorados e podem ser direcionados ao Hospital São Sebastião Mártir. Em média são 10 atendimentos por turno realizados no pavilhão.

No último dia 20 de setembro a estrutura montada completou seis meses. Neste período foram realizados 2,2 mil consultas. Venâncio Aires foi um dos primeiros a montar estrutura de atendimento de campanha no estado, ainda no início da pandemia no mês de março. No local uma equipe médica e de técnicos faz os primeiros atendimentos de pessoas com sintomas iniciais para a nova doença. No centro também são realizados testes rápidos para identificação da Covid-19.

TESTAGEM
A Capital do Chimarrão já aplicou 15 mil testes rápidos, na ação de testagem em massa da população. Com isso, a expectativa é de ter alcançado pelo menos 20% da população. Outros cinco mil testes foram adquiridos, e são aplicados em todos os postos de saúde do município, além de pontos volantes em bairros.

Para o sábado, 17, está agendado mais um Dia D de testagem em massa. O Centro de Atendimento para Pessoas com Sintomas Respiratórios, montado no Pavilhão São Sebastião Mártir, estará aberto para realização de testes de detecção da prevalência do Coronavírus.

O atendimento será das 8h às 16h. Para fazer o teste é necessário estar munido de Cartão SUS e CPF. A testagem é aberta a todos os públicos, porém, preferencialmente para quem ainda não realizou o teste. Aqueles que já fizeram a testagem em outra ocasião, poderão repeti-lo desde que seja em um intervalo de dez dias.

Erramos: Inicialmente a reportagem citava que o município foi um dos primeiros a criar hospital de campanha no estado, quando o correto é ambulatório de campanha ou centro para atendimento de sintomas respiratório.

Olá Jornal