Alunos de Venâncio aprendem sobre sustentabilidade com projeto da AES Sul

Janine Niedermeyer
setembro23/ 2016

Com o objetivo de inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais sustentáveis, o projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar realizou nesta quinta e sexta-feira (22 e 23) atividades para alunos e educadores de Venâncio Aires.

Cerca de 800 alunos e 50 professores, de sete escolas municipais e duas estaduais, assistiram ao espetáculo teatral “Inventário de seres e coisas” e participaram de dinâmicas e brincadeiras relacionadas aos temas energia e meio ambiente, desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas na quinta-feira, 22, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands na sexta-feira, 23.

Também receberam materiais didáticos – Revista do Aluno e Revista do Professor – para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino. O secretário municipal de Educação, Émerson Eloi Henrique, a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Andreia Cassuli, a assistente pedagógica da secretaria, Grasielle Hoffmann Vogt, e representantes das escolas acompanharam as atividades.

Ações educativas

A AES Sul aposta na educação para a formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. Para isso, irá percorrer os 118 municípios da sua área de concessão com atividades sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade, para estudantes e educadores da rede pública de ensino.

Até setembro de 2017, serão realizadas 300 ações educativas gratuitas, que se dividem em dois momentos: os Seminários Regionais – capacitações específicas para educadores – que têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis” e contemplam em sua programação oficinas, workshops e uma mesa redonda, e as Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e educadores e realizadas em cada um dos municípios.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul e alinhado à Plataforma de Sustentabilidade da AES Brasil, o projeto visitou 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), com a participação de mais de 504 mil pessoas.

Foto: Divulgação/ AES Sul na Comunidade

Janine Niedermeyer