Alunos da Unisc Venâncio auxiliam no enfrentamento da Covid-19

Olá Jornal
março03/ 2021

Os alunos do curso técnico em enfermagem da Unisc Venâncio Aires atuam no enfrentamento da Covid-19. Os estudantes que já auxiliaram no início da pandemia, há um ano, na vacinação contra a gripe e no atendimento por telefone pelo número 0800, passam novamente a prestar apoio às equipes de saúde do município.

Os acadêmicos auxiliam na campanha de vacinação contra o novo Coronavírus sendo que nesta segunda-feira, 1º, iniciaram nos postos de saúde Gressler e Caic e no Centro de Atendimento Respiratório (CAR) do Gressler. São 20 alunos que dividem-se nos turnos da manhã, tarde e noite, sendo cinco em cada.

A coordenadora do curso, Tatiana Kader Ibdaiwi, explica que o trabalho que já havia iniciado aos poucos na última semana e consiste em organizar a fila de atendimento, orientar a população e realizar procedimentos que sejam permitidos pelos conselhos de classe. São alunos que já concluíram toda a carga teórica e estão somente em fase de estágio.

Já os alunos novos, que já estão na metade do curso, são destinados aos trabalhos burocráticos. “Nosso objetivo é contribuir com o sistema e formar profissionais com experiência e vivências em momentos difíceis como esse”.

O curso técnico em enfermagem possui três turmas em andamento com cerca de mais 80 alunos. Uma quarta turma iniciou nesta segunda-feira, 1º, com mais 20 ingressos. No início do ano, houve a formatura de 30 alunos.

APRENDIZADO
Para Tatiana, o trabalho realizado junto às equipes de saúde do município em um momento como esse é importante e único. “É um aprendizado inigualável. A vontade de ajudar e ofertar conforto, orientações e acalmar as pessoas que estão sofrendo e nervosas pela atual situação não tem preço. É a nossa vocação, instinto mais forte. Tudo muito incerto, mas a vontade de vencer esse vírus e sonhar com dias melhores nos motiva e faz ter certeza que foi a escolha profissional perfeita”, avalia.

Olá Jornal