Alunos da Unisc vão produzir sabão para a comunidade

Guilherme Siebeneichler
abril08/ 2020

A Unisc inicia mais uma frente de combate ao novo Coronavírus (Covid-19) com a produção de sabão para distribuição à comunidade carente. A iniciativa envolverá os alunos do curso de Química e do programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental e conta com a parceria da Afubra, que doará óleo de fritura arrecadado por meio do projeto Óleo Futuro, e do frigorífico Gassen, que fará a doação de sebo. O objetivo é disponibilizar o acesso ao produto mais recomendado na higienização das mãos como forma de combater a contaminação.

A professora de química, Rosana Schneider, explica que o grupo é formado por cerca de cinco alunos e cinco professores que trabalharão no laboratório observando as regras previstas evitando aglomerações. A produção começa nesta semana e a cada encontro devem ser produzidos 200 sabões, num total de 600. “Esse sabão estaremos destinando para comunidades carentes para que tenham condições de fazer a higienização necessária e, assim, auxiliar no controle do Covid-19, ainda mais nessa condição onde o emprego está sofrendo com o isolamento social, é a forma como podemos contribuir”, afirma.

PESQUISA
Rosana explica que a formulação do produto é fruto de pesquisa de diversificação em parceria com a Afubra, que prevê a utilização do óleo para produção de biodiesel, o que demonstra a importância desse trabalho. “O nosso sentimento é o mesmo de quem está à frente das pesquisas biotecnológicas, é o sentimento de poder fazer algo que mostre nossa capacidade de atuação porque nem sempre o auxílio vem de um trabalho assistencialista simplesmente, ele precisa de tecnologia, precisa de conhecimento científico”.

O trabalho feito com os alunos e bolsistas há alguns anos vai ser reproduzido agora, resultado de um investimento do Estado em pesquisa por meio de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPQ) e da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (Fapergs).

De acordo com a professora, o curso de química tem todo o potencial para desenvolver produtos e de dar o retorno motivo de sua existência que é de o desenvolvimento de produtos e processos que usam transformação química.
Além disso, Rosana ressalta o papel da universidade em estar ao lado da comunidade oferecendo soluções. “A cooperação que temos agora é fruto do que somos como universidade comunitária. Nós somos totalmente focados em fazer algo que possa fazer uma aplicabilidade. Então, por mais que na pós-graduação se faça um trabalho de pesquisa, em que nós temos uma preocupação com a produção científica e com a inovação, nós também temos uma preocupação enorme em dar uma resposta a comunidade com o nosso conhecimento e de preparar esse aluno para fazer esse trabalho voltado à comunidade”, conclui.

Guilherme Siebeneichler