Alunos da rede municipal terão aulas on-line pela plataforma Google Classroom

Olá Jornal
agosto11/ 2020

Nesta terça-feira, 11, é lembrado o Dia do Estudante. A data celebra o direito básico do cidadão de ter educação e acesso ao conhecimento. Com este objetivo, e poder ofertar uma melhor qualidade de ensino a todos os estudantes em meio a esta pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria Municipal de Educação está implantando o Google Sala de Aula (Google Classroom) a todos os professores e alunos da rede municipal.

O Google Classroom é uma plataforma que colabora com a comunicação entre professores, estudantes e pais. Através dela, é buscado motivar os alunos com novas tecnologias e possibilidades de novas estratégias na elaboração de aulas. A opção pela ferramenta se dá pela facilidade de acesso e utilização, pela gratuidade e pelo gerenciamento e controle sobre as atividades e frequência dos utilizadores, no caso os professores e alunos. A implantação do sistema está sendo realizada pelo Técnico de Informática da Prefeitura, Cassius Schmidt.

As aulas serão disponibilizadas para os alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), Pré A e Pré B, para os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), até 9º ano, e para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação os conteúdos com as atividades escolares estarão disponíveis na plataforma, no qual os alunos deverão acessar sob a orientação dos professores. Para poder acessar a plataforma, os professores e alunos ganharão um login e senha, que está sendo cadastrado pela Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, Greici Maria Eugenio de Mattos, assim como outros trâmites para a implantação da ferramenta. Os docentes devem receber o login e senha nesta semana. Lembrando que, quem não tem acesso à internet, os materiais seguirão sendo fornecidos na forma impressa, nas escolas, todas as sextas-feiras conforme turno que o aluno está matriculado.

Em virtude das medidas de isolamento para evitar a transmissão do Coronavírus, o Município adotou o método de ensino a distância. Até o momento, os conteúdos pedagógicos estavam sendo disponibilizados para os alunos em grupos do WhatsApp. Venâncio Aires, conta com mais de três mil alunos na rede municipal de ensino. O uso da plataforma Google Classroom estará em conformidade com a BNCC.

Como acessar o Google Classroom

Todos os professores deverão realizar um treinamento para a formação da utilização da plataforma Google Classroom. Ao acessar, serão disponibilizados materiais escritos e vídeos com o passo a passo. Ainda, será fornecido campo para sanar dúvidas. O treinamento ocorre do dia 17 a 21 de agosto. Após esta data, os professores poderão realizar o planejamento das aulas.

Já os alunos, com o início das aulas que devem ocorrer a partir do dia 10 de setembro, poderão acessar textos, imagens, áudios, vídeos, documentos e outros formatos de arquivos digitais. Tudo se dará através de uma conta gratuita de e-mail.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal