Alliance One inicia processamento do tabaco cultivado em mais de 350 municípios

Olá Jornal
fevereiro24/ 2018

A Alliance One Brasil (AOB) iniciou nos dias 12 e 19 de fevereiro o beneficiamento da safra nas unidades de Araranguá (SC) e Venâncio Aires (RS), respectivamente. Com capacidade instalada para 220 mil toneladas por ano, as duas usinas da empresa são responsáveis pelo processamento do tabaco cultivado por 19 mil produtores integrados em mais de 350 municípios da região Sul do Brasil.
Já a compra de tabaco iniciou em janeiro nas duas estruturas, bem como nas filiais localizadas nos municípios de Lontras e Pinhalzinho, em Santa Catarina. Em Rio Azul (PR) e Canoinhas (SC), a compra iniciou na última semana. Em todas as unidades, serão cerca de 3 mil empregos diretos, considerando profissionais mensalistas, horistas e aprendizes.
Segundo o diretor de produção da empresa, Claudir Lorencetti, a safra apresentou características climáticas distintas nas regiões de cultivo. “Enquanto algumas áreas foram influenciadas pelo excesso de chuvas, outras foram impactadas por estiagens. Contudo, a produtividade média e a qualidade do produto ficaram próximas às médias históricas, tanto para o tabaco Virgínia quanto para o Burley”, explica.
A Alliance One é uma das maiores empresas do mundo em negócios com tabaco, sinônimo de geração de renda e empregos, tendo mais de 95% de sua produção exportada para mais de 50 países nos cinco continentes. A partir dos preceitos da sustentabilidade, busca promover a produção com qualidade, gerando o menor impacto possível ao meio ambiente e proporcionando melhoria nas condições socioeconômicas das comunidades produtoras.

Centralização
Em 2011 a empresa transferiu sua estrutura administrativa e a maior parte de seu Polo Logístico para Venâncio Aires (RS). À época, no entanto, foi mantida a Unidade de Produção de Sementes (Granja) e os depósitos, ambos localizados na Rua Roberto Gruendling, em Vera Cruz (RS).
Com o objetivo de capitalizar o ganho de eficiência, em 2018, a AOB passa a centralizar, integralmente, seus depósitos de produto processado em Venâncio Aires. A estrutura de produção de sementes ainda permanecerá em Vera Cruz. As demais estruturas da empresa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná permanecem inalteradas.

Treinamentos
Mais de 3 mil produtores integrados à Alliance One já participaram dos treinamentos itinerantes sobre Saúde e Segurança na Cultura do Tabaco. A capacitação é promovida em áreas rurais e aborda o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); prevenção à doença da folha verde do tabaco (GTS); uso de lenha legal na cura do tabaco; entre outros temas relacionados à gestão sustentável da propriedade.
Ao final do treinamento todos recebem certificados. A meta para 2018 é atingir 5,5 mil participantes até dezembro.

Olá Jornal