Alliance One e China Brasil Tabacos voltam às atividades junto ao setor

Olá Jornal
abril02/ 2020

A Alliance One retomou parcialmente a compra de tabaco em suas unidades nesta quarta-feira, 01. A empresa, assim como demais do setor, havia suspendido o trabalho como medida de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).

A retomada ocorre com novos decretos municipais e estaduais que autorizam operações industriais. A multinacional afirma continuará adotando todas as recomendações das autoridades de saúde para prevenção ao Coronavírus.

Já a China Brasil Tabacos retomará a compra na segunda-feira, 06, também parcialmente, com a implementação de medidas de saúde e proteção a todos os envolvidos em seus negócios.

SETOR

Demais indústrias do setor do tabaco também retornarão na segunda-feira, 06. Em Santa Cruz do Sul, a Universal Leaf Tabacos, a JTI e a Souza Cruz já anunciaram a retomada do trabalho. A Universal Leaf só não ativará ainda o setor de Destala Manual.

 

 

Confirma abaixo os comunicados na íntegra:

Nota oficial

Global Supply Chain | Leaf Supply Brazil

Santa Cruz do Sul, 1º de abril de 2020.

A Japan Tobacco International (JTI) vem a público anunciar a retomada de suas operações de tabaco no Brasil a partir de 6 de abril, próxima segunda-feira. As operações haviam sido suspensas em 21 de março por conta da pandemia do novo coronavírus.

As cidades em que a JTI retoma suas operações de compra, recebimento, processamento e embarque de tabaco são: Santa Cruz do Sul (RS), Pinhalzinho, Canoinhas, Pouso Redondo (SC) e São Mateus do Sul (PR).
A decisão de retornar às atividades foi tomada pela empresa após análise criteriosa do plano de prevenção e continuidade de negócios e do cenário nas cidades onde a JTI mantém operação de tabaco. Além disso, a decisão está em acordo com decretos municipais e estaduais mais recentes, que autorizam operações industriais.

A retomada das operações de compra beneficiará diretamente os cerca de 11 mil produtores integrados da JTI nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, cuja renda se encontrava comprometida em razão da impossibilidade de comercialização do tabaco.

Colaboradores sazonais que haviam sido liberados estão sendo comunicados por mensagens de SMS e anúncios em emissoras de rádio sobre a retomada das atividades. Aqueles que pertencem a grupos de risco ainda não voltarão às unidades, e profissionais que estavam em home office seguem nessa modalidade para que a empresa opere com o mínimo possível de pessoas nas dependências.

A prevenção continua

Medidas ainda mais rigorosas de prevenção à COVID-19 serão adotadas pela empresa visando manter a segurança e o bem-estar dos colaboradores que retornarão ao trabalho em suas dependências. Uma delas é a medição de temperatura assim que chegarem às portarias. Caso seja verificada febre (um dos sintomas causados pelo novo coronavírus), a pessoa será imediatamente encaminhada para atendimento médico, isolando-se das demais.
A JTI irá operar com o mínimo de pessoas possíveis em suas instalações adotando excepcionalmente um sistema reduzido de escalas, como forma de reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores.
Entre outras práticas de prevenção estão:

  • Realização de pesquisa de saúde, conduzida por empresa de call center, com 100% dos colaboradores (incluindo safristas e terceiros), com o intuito de avaliar a condição de saúde individual de cada um previamente ao retorno. Assim, o colaborador que relatar qualquer sintoma de gripe ou resfriado será afastado e orientado a cumprir quarentena domiciliar de duas semanas.
  • Colaboradores de grupos de risco não retornarão ao trabalho. • Os veículos que transportam os colaboradores da JTI são especialmente designados para o trajeto (na condição de transporte fretado), sendo usados em sua integralidade e, exclusivamente, para o transporte dos colaboradores e não para outros clientes, sendo cuidadosamente limpos e higienizados após cada transporte.
  • Nosso refeitório continua sendo permanentemente limpo e higienizado após a utilização de cada colaborador, tendo, também, reduzido o número de vagas. Assim, minimizamos contatos em potencial entre as pessoas, garantindo uma distância de segurança. Também criamos horários predeterminados para os diferentes grupos de colaboradores, evitando que muitas pessoas estejam no local ao mesmo tempo.
  • Álcool gel continua sendo disponibilizado a todos e em todos os locais, e contamos com estoque de segurança criado para evitar qualquer falta de material de higienização.
  • Sinalizações e monitoramento para garantir o afastamento entre as pessoas serão providenciados, mesmo sabendo que a retomada das atividades prevê o menor número de pessoas possível nas unidades.
  • Todas as reuniões presenciais seguem canceladas e substituídas por reuniões virtuais, com utilização de ferramentas de tecnologia já disponíveis aos colaboradores e que já se mostraram eficazes.
  • Viagens nacionais e internacionais também seguem canceladas.
  • Campanhas permanentes de comunicação interna (como por exemplo, via canal de TV interno) incentivando regras de higiene e proteção, visando garantir 100% de conscientização dos colaboradores sobre o risco da COVID-19, além da realização de demonstrações dos procedimentos de higiene e cuidados a serem observados.

Com essas medidas, a JTI entende que está preservando a saúde e a segurança dos seus colaboradores, pois segue comprometida com um rigoroso protocolo de prevenção à COVID-19 e de atendimento às regras trazidas pelos decretos vigentes.

 

Comunicado Universal Leaf Tabacos:

A Universal Leaf Tabacos informa que a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de abril reiniciará todas as suas atividades, com exceção do setor de Destala Manual. Os empregados que fazem parte dos grupos de riscos continuam surpresos e estão sendo orientados para permanecerem em casa.

A empresa destaca que continuará seguindo todas as medidas preventivas contra o contágio da Covid-19 recomendadas pelas autoridades públicas da saúde de todas as pessoas envolvidas com a empresa.

Olá Jornal