Alimento direto do produtor para a mesa de quem precisa

Janine Niedermeyer
julho06/ 2016

A Administração Municipal de Venâncio Aires reiniciou nesta terça-feira, 5, a distribuição de alimentos para pessoas carentes. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que aguardava liberação do Governo Federal, retorna beneficiando diretamente 90 agricultores ligados à Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), 600 famílias carentes e dez entidades assistenciais.

Na cerimônia de abertura, o gerente local da Emater, Vicente Fin, destacou que o programa chega ao seu quarto ano e cresce em importância para as famílias agricultoras, tornando-se uma opção de renda extra a medida que os produtos são comercializados a preço justo. “O PAA representa um mercado importante para a agricultura familiar, com garantia de produção e entrega para pequenos produtores de frutas, hortifrutes e agroindústrias”, complementa.

O prefeito Airton Artus também elogiou o programa que leva, sem atravessadores, o alimento de qualidade da agricultura familiar para a mesa de quem mais precisa. Para ele, em um período de notícias ruins no Brasil, todos deveriam conhecer o PAA e a importância dele para a economia agrícola e para a saúde nutricional de centenas de famílias.

A partir deste mês, a distribuição de gêneros alimentícios acontecerá semanalmente, na sede da Cooprova, localizada na rua Sete de Setembro, antigo Curtume Closs. As famílias receberão os alimentos em sistema de rodízio semanal, até 150 famílias por semana. Para 2016, são R$ 326 mil destinados ao programa, de julho a novembro.

Além de Venâncio Aires, os produtores da Cooprova devem fornecer alimentos para outros municípios através do PAA. No último ano, os alimentos da agricultura venâncio-airense abasteceram também os municípios Estrela, Lajeado e Canoas.

Entidades beneficiadas 2016:

*Apae

*Asilo Lar Novo Horizonte

*Banco de Alimentos – Hospital São Sebastião Mártir

*Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva)

*Centro de Referência em Assistência Social (Cras)

*Centro Promocional João XXIII

*Centro Social de Raio e Luz

*Comitê de Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida

*Crescer

*Paresp

Foto: Daiana Nervo/ AI PMVA

Janine Niedermeyer