Albergue temporário será aberto em julho em Venâncio

Guilherme Siebeneichler
junho26/ 2017

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação confirmou nesta semana a reabertura de um albergue temporário para os moradores de rua. A proposta seguirá o mesmo modelo adotado no ano passado, para garantir suporte nos dias mais frios. O espaço será alugado pelo Município e será definido na próxima semana. A partir de julho os atendimentos iniciam. O local deve ficar aberto no período da noite.

Atualmente são acompanhados pelo poder público 15 pessoas que vivem nas ruas do município. A maior parte delas são nascidos na cidade. O local além de dormitórios, contará com segurança, cozinha e chuveiros. Negociações com imobiliárias estão sendo realizadas, na busca por um imóvel que possa cumprir os requisitos para este espaço. No ano passado, o Município criou um local de atendimento, em especial para o turno da noite, aos fundos da antiga sede da secretaria de Desenvolvimento Social.

Clubes de serviços, igrejas e servidores municipais devem se envolver na consolidação do espaço provisório e os atendimentos terão duração de 90 dias, assim como ocorreu no ano passado. Segundo a assistente social do Município, Daiane Führ, as discussões sobre um local de acolhimento iniciaram ainda em maio. “Esse tipo de abrigo temporário tem um papel fundamental na vida dessas pessoas. Com certeza vamos trabalhar para no futuro contar com uma estrutura permanente no município.”

FIXO
Um albergue municipal definitivo segue nos planos do governo. Entretanto por se tratar de um espaço de alta complexidade, os investimentos são maiores. Além disso, uma equipe terá que ser montada para prestar os atendimentos 24 horas.

Para este tipo de iniciativa são necessários recursos próprios do Município, já que não há destinação de valores por parte do Governo Federal ou Estadual.

Guilherme Siebeneichler