Alagamentos pautam discussões da Câmara de Vereadores

Guilherme Siebeneichler
setembro19/ 2017

A reunião desta segunda-feira, 18, da Câmara de Vereadores teve debates sobre as ações do poder público buscando minimizar os efeitos das enxurradas. O assunto foi fomentado pelo vereador de oposição, Tiago Quintana (PDT), que sugeriu devolução de recursos do Legislativo Municipal para ser aplicado no desassoreamento do arroio Castelhano.

“Essa é uma ação paliativa, mas que pode minimizar os efeitos das enchentes. Como a Câmara tem feito devoluções de recursos, de forma mensal, sugiro que parte seja aplicado no desassoreamento. Não vai resolver, mas pode ajudar a diminuir os alagamentos na parte baixa da cidade,” argumentou.

O presidente da Câmara, Gilberto dos Santos (PTB) destacou que há locais do Castelhano, na região da Vila Estância Nova, que não há capacidade de escoamento da água. “Cada vez mais estamos vendo enchentes em locais que antes não tinha.”

Adelânio Ruppenthal (PSB) lembrou também da necessidade de novas pontes e dutos na RSC-453 para melhorar o escoamento da água do arroio. “A rodovia acaba represando a água, e isso precisa ser resolvido. A própria EGR já veio olhar a situação e sinalizou com possíveis investimentos, inicialmente com dutos.”

Além disso, Quintana, sugeriu ao Governo Municipal, buscar junto à Receita Federal, veículos que serão colocados em leilão. “São caminhões e carros apreendidos pela Receita, que podem ser solicitados como doação. Mas isso precisa ser feito este ano, por conta do período eleitoral.”

No último fim de semana foram registrados pontos de alagamentos na parte baixa da área urbana, além de pontos em sangas e córregos no perímetro rural. Não foram registrados casos de famílias que tiveram que sair das suas casas.

Guilherme Siebeneichler