Airton Artus participa de mobilização municipalista em Brasília

Janine Niedermeyer
outubro03/ 2016

O prefeito Airton Artus viaja nesta terça-feira, 04, para Brasília, onde participa no dia 5 da mobilização organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) visando a votação imediata de projetos de impacto positivo para as Prefeituras neste fim de ano.

Após a confirmação da manutenção do governo Temer e do recesso parlamentar para as eleições municipais, os líderes municipalistas buscam comprometimento dos deputados e do senado federal com a crise vivida pelas Prefeituras.

Entre as demandas dos prefeitos estão quase 400 programas oficiais que o governo oferece aos Municípios com seus valores totalmente defasados.

“É inaceitável continuar recebendo 30 centavos para merenda escolar de um aluno; R$ 10 mil para manter uma equipe da Estratégia de Saúde da Família – com médico, enfermeira, veículo e motorista de custo final acima de R$ 30 mil; além de atrasos constantes no repasse de valores dos programas”, destaca o presidente nacional da CNM, Paulo Ziulkoski.

O prefeito Airton Artus acrescenta que o momento é insustentável para os municípios. Ele lembra que é preciso união para fazer ouvir os anseios dos municípios em Brasília e junto a grande imprensa nacional. Entre as pautas dos prefeitos estão Restos a Pagar, a Lei de Resíduos Sólidos, o ISS, Encontro de contas na área da Previdência, a Judicialização da Saúde e a contratação de consórcios públicos. (AI PMVA)

Foto: Daiana Nervo/ AI PMVA

Janine Niedermeyer