Ainda não é hora de dar adeus às máscaras, alerta infectologista

Olá Jornal
outubro30/ 2020

Sim, ninguém aguenta mais. Mas o uso de máscara ainda é uma das principais formas de minimizar as chances de contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19) e, por isso, ainda é importante. Com o aumento da flexibilização, a chegada de temperaturas mais elevadas e o cansaço de sete meses de pandemia, a tendência é de que haja um relaxamento dos cuidados. A soma desses fatores faz com que mais pessoas andem por aí sem máscaras, como se tem observado pelas ruas da cidade, e deixem o álcool gel de lado.

A médica infectologista Sandra Knudsen alerta que o risco desse descuido é o aumento da circulação do vírus. “Nós vamos ter um aumento na propagação novamente do vírus e com certeza isso vai se refletir no aumento de novo do número de internações, de óbitos, de ocupação de leito de UTI com casos de Covid”, ressalta.

Além disso, a especialista explica que o uso de máscara diminui a carga viral barrando o vírus ou diminuindo a quantidade de vírus que entra no organismo, diminuindo assim a carga viral e a gravidade da doença no organismo. “É bastante importante no momento de estabelecer a gravidade da doença, quer dizer, quanto vírus entra na pessoa no momento da contaminação. Um contato sem a máscara com certeza a quantidade de vírus que vai entrar vai ser muito maior do que a quantidade que entra se nós tivermos essa barreira física interpondo esse contato”, esclarece.

FLEXIBILIZAÇÃO
Para Sandra, a flexibilização é uma realidade e o importante é que cada um continue mantendo os seus cuidados individuais no momento de exercer suas atividades do dia a dia, garantindo que a flexibilização ocorra de forma segura. Ela lembra que o uso da máscara se mostrou extremamente eficaz na proteção da contaminação pelo Coronavírus, justamente porque é uma barreira física entre a carga viral e o organismo, uma vez sabendo que esse vírus entra pelo nariz, boca principalmente.

Venâncio possui, até esta terça-feira, 26, 1.717 casos sendo 1.668 recuperados e 21 óbitos. Em isolamento domiciliar são 16 pessoas e internadas são 12. Outras 38 pessoas aguardam resultado de exame que está em análise no Laboratório Central do Estado (Lacen).

A UTI do Hospital São Sebastião Mártir está com 10 leitos ocupados dos 18 existentes. Destes, seis são casos positivos de Covid. Já o Setor de Isolamento Covid-19 tem cinco pacientes confirmados e dois com sintomas. Um Venâncio-airense também segue em recuperação no Hospital Conceição, em Porto Alegre.

Apesar de estar observando uma tendência de estabilização no número de casos, e inclusive queda em alguns parâmetros, é importante que a população continue se cuidando. “Não é momento pra gente relaxar nesses cuidados individuais no uso de máscara principalmente, álcool gel, como estamos preconizando desde o início da pandemia, e de manter o distanciamento social”, recomenda a infectologista.

Olá Jornal