Agrofeira inicia na quinta com proposta de valorizar a agricultura familiar

Olá Jornal
maio16/ 2018

Quatro dias dedicados a valorização do pequeno agricultor. Esta é a proposta principal da primeira edição da Agrofeira que inicia na quinta-feira, 17, no Parque Municipal do Chimarrão. A feira vai reunir expositores, agroindústrias e empresas do ramo agrícola, com o objetivo de trocar informações, aplicar novas tecnologias no campo e oportunizar negócios. Com 40% da sua população residindo no perímetro rural, o evento busca apresentar a força da agricultura familiar de Venâncio Aires.

O secretário municipal de Agricultura, que nesta segunda-feira, 14, participou da sessão da Câmara de Vereadores, destacou que a feira objetiva valorizar o produtor rural e as pequenas propriedades. “Este é um evento para a agricultura familiar, com a proposta de oportunizar palestras, apoio técnico e vendas para as agroindústrias.”
Ao longo de quatro dias o público venâncio-airense e regional terá a oportunidade de comprar produtos das agroindústrias, do artesanato e demais empreendimentos ligados ao campo. Mais de 90 espaços de exposição foram comercializados pela organização do evento.

Para o prefeito Giovane Wickert a 1ª Agrofeira objetiva também ocupar espaço deixado pela Fenachim, que será realizada no próximo ano. “Agrofeira é um evento que veio para ficar e vem em um momento de não ocorrer a Fenachim, que passa por um momento de reformulação. Nosso município é o segundo em número de pequenas propriedades rurais na América Latina, temos uma produção diversificada e isso precisa ser levado em consideração.”

VALOR DO CAMPO
Para o chefe do escritório local da Emater/Ascar – uma das entidades realizadoras – Vicente Fin, a feira é dedicada aos produtores e a discussão dos desafios dos campo. “Uma feira dedicada aos produtores é um projeto antigo e isso ganhou força. Este é um evento para os produtores, com a proposta de valorizar o agricultor familiar.”

INVESTIMENTOS
O orçamento do evento nesta primeira edição alcança R$ 80 mil, arrecadados a partir de patrocínios e venda dos espaços de exposições. Conforme o secretário, o lucro do evento será destinado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (FMDA). O gestor afirma que o recurso poderá retornar em melhorias e qualificação aos pequenos agricultores, seja com horas-máquinas ou na realização de cursos.

Esta primeira edição é organizada pela Secretaria de Agricultura, Emater/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Arranjo Produtivo Local (APL/VRP) e a Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).

PROGRAMAÇÃO DOIS PRIMEIROS DIAS 

Quinta-Feira, 17/05
9h – abertura do parque
9h – Início das exposições
9h – Início do 3º Encontro das Sementes Crioulas – Exposição, comercialização e palestras
9h30min – Fórum de debates das Cooperativas da Região
18h – Fechamento do Parque

Sexta-Feira, 18/05
9h – abertura do parque
9h – início das exposições
9h30min – Encontro sobre a Erva-Mate – ASPENVA “Planejamento local sobre o trabalho com erva-mate.” Palco Principal
13h – Início da exposição do gado leiteiro
13h – Seminário: “Importância da Qualidade do Solo para o Desenvolvimento Rural.”- Palco Principal
14h – Palestra: Correção de solo– Unical, Palestrante Victor Hugo Silveira – Palco Principal
14h30min – Estrutura de solo – Palestrante: Engenheiro Agrônomo da EMATER Josemar Parise- Palco Principal
15h – Palestra: Áreas de Proteção das Nascentes – Palestrante: Eng. Agrônomo Clóvis Schwertner, Secretário Municipal do Meio Ambiente – Palco Principal
15h – Palestra: Meio Ambiente x Agricultura – Palestrante Bióloga Daiane Haas, Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Palco Principal
17h – Entrega Oficial dos Equipamentos do Estado (SDR) – Palco Principal
18h – Abertura Oficial da Agrofeira – Palco Principal
19h30min – Roda de debates – Morada Velha

Olá Jornal