Agrofeira começa a ser planejada para uma segunda edição em 2020

Olá Jornal
maio29/ 2019

Passada a Fenachim, e após um ano da primeira edição, a Administração Municipal começa a planejar a 2ª Agrofeira. A feira voltada ao setor primário está em discussão e objetiva mobilizar os produtores e agricultores da região, com foco nas pequenas propriedades. A proposta é também no intervalo entre as edições da Fenachim, manter a realização do evento criado no ano passado.

Segundo o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB) a realização da feira será discutida nos próximos 30 dias, com a equipe que esteve à frente das atividades no ano passado. Para ele, a feira é uma forma de vitrine e de oportunidades para os agricultores da região. “Estamos projetando uma segunda edição, a exemplo da primeira, focada na nossa agricultura, nas pequenas propriedades e nas oportunidades do setor primário.”

A primeira edição ocorreu entre os dias 17 e 20 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão. A proposta do Governo é também de projetar a realização do evento, após a apresentação do relatório financeiro da 15ª Festa Nacional do Chimarrão, que deve ocorrer ainda no mês de junho.

A primeira Agrofeira de Venâncio Aires garantiu lucro de R$ 18,2 mil, que foram destinados 10% para a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) e o restante ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.
“Com certeza este é um evento que veio para ficar. Podemos estruturar a feira com o propósito de envolver o nosso produtor. Na primeira edição também tivemos apoio de parceiros e representantes do setor público para discutir e apoiar ações voltadas a nossa feira,” argumenta o prefeito.

PRIMEIRA EDIÇÃO
O evento voltado ao agro foi idealizado em 2018. Em uma união de esforços por diversas entidades e liderança da Secretaria Municipal de Agricultura (SMA). O evento partiu de uma ideia do engenheiro agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Diego Barden dos Santos, que trabalha junto com o Grupo do Leite de Venâncio Aires, o que provocou a necessidade de promover um evento ligado à agricultura familiar. A secretaria municipal partiu para construir a feira buscando parceria e apoio de entidades, como por exemplo, a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), para captar recursos para melhorar a logística da feira. Junto com a Emater/RS-Ascar e os dois sindicatos dos trabalhadores rurais, a secretaria começou a construir o modelo da feira voltada aos agricultores familiares do município.

FESTIVAL
Outro evento que começará a ser desenhado é o Festival do Churrasco e Chimarrão. Nos próximos dias o Governo Municipal quer organizar encontro para debater a realização da quinta edição, no próximo ano, que deve ocorrer em abril. Em 2018 a programação contou com três dias de atividades no parque e atraiu cerca de 15 mil visitantes. Todo 24 de abril é marcado como Dia do Churrasco e do Chimarrão, a partir de legislação estadual.

Olá Jornal