Agrofeira 2020 ocorrerá entre os dias 07 e 10 de maio

Olá Jornal
outubro14/ 2019

Voltada ao setor primário e organiza pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Emater e Sindicatos, a segunda edição da AgroFeira está confirmada e já possui data. Ocorrerá entre os dias 07 e 10 de maio. A informação é confirmada pela equipe da pasta municipal que está a frente do planejamento para a próxima edição. A previsão é de realizar ainda em dezembro o lançamento oficial do evento, com a apresentação da programação, parceiros e patrocinadores. A feira em 2020 ocorrerá novamente na Parque Municipal do Chimarrão e tem o seu foco na agricultura familiar, como forma de incentivar o setor primário venâncio-airense.

A primeira edição do evento, em 2018, ocorreu entre os dias 17 e 20 de maio. A programação contou com palestras, encontros, expositores e cursos. O evento mesmo com dias de chuva encerrou com lucro de R$ 16,4 mil, direcionados para o Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário. O Governo Municipal quer manter o evento como forma de enaltecer a força do campo, principalmente pela importância do setor do tabaco para o município e as políticas de diversificação.

O prefeito Giovane Wicker (PSB), junto com o secretário André Kauffmann (PTB) defendem a realização da feira. “É uma forma de apresentar para a população o potencial da agricultura de Venâncio. E para os produtores é uma forma de trocar conhecimento e oportunizar novos negócios,” argumenta Wickert.

PRIMEIRA EDIÇÃO

O evento voltado ao agro foi idealizado em 2018. Em uma união de esforços por diversas entidades e liderança da Secretaria Municipal de Agricultura (SMA). O evento partiu de uma ideia do engenheiro agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Diego Barden dos Santos, que trabalha junto com o Grupo do Leite de Venâncio Aires, que provocou a necessidade de promover um evento ligado à agricultura familiar. A secretaria municipal partiu para construir a feira buscando parceria e apoio de entidades, como por exemplo, a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), para captar recursos para melhorar a logística da feira. Junto com a Emater/RS-Ascar e os dois sindicatos dos trabalhadores rurais, a secretaria começou a construir o modelo da feira voltada aos agricultores familiares do município.

Olá Jornal