Agrocalendário retrata a diversificação em Venâncio

Olá Jornal
dezembro14/ 2019

A diversificação agrícola de Venâncio Aires está retratada na primeira edição do Agrocalendário. A publicação apresentada durante o lançamento da 2ª Agrofeira, na última quarta-feira, 11, tem como objetivo reconhecer os produtores rurais, demonstrar o potencial de diversificação e divulgar a Agrofeira. O material idealizado pela coordenadora de eventos da secretaria de Desenvolvimento Rural, Carla Gollman, foi desenvolvido pelo Olá Jornal em parceria com a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura e os apoiadores a Editora Treze de Maio, Sinditabaco e Afubra.

Cada mês traz uma atividade agrícola de destaque com fotos de Leandro Osório, Wiliam de Oliveira e Sinditabaco e dados atualizados da Emater/RS Ascar para cada uma delas. As culturas retratadas são: bovinocultura de leite, proteína animal (abate de bovinos, aves e suínos), aipim, piscicultura, agroindústrias, erva-mate, milho, apicultura, tabaco, olerícolas (hortifrúti, legumes e raízes), arroz e agrofeira.

O material traz informações por vezes desconhecidas da população, como por exemplo, que Venâncio Aires está entre os 10 municípios do RS que possuem o maior número de agroindústrias e também que mais produzem erva-mate. Além disso, é a segunda cidade do estado em número de abate de animais (mais de 183 mil cabeças por ano) e a primeira em área de cultivo de aipim (2,1 mil hectares) sendo o principal fornecedor do produto in natura para a Ceasa de Porto Alegre.

De acordo com a diretora do Olá Jornal, Janine Niedermeyer, o material demonstra toda a capacidade do homem do campo que com fé e persistência carrega o desenvolvimento do município. “A agricultura é a vocação de Venâncio Aires e este calendário é uma forma de reconhecer aqueles que cultivam nossas terras e que fazem delas palco para esta importante feira”.

Olá Jornal