Agricultura Familiar: Krämer defende políticas públicas para juventude rural

Olá Jornal
novembro27/ 2017

Uma das maiores preocupações dos órgãos envolvidos com a Agricultura é a sucessão rural nas pequenas propriedades. Hoje, 27, o tema foi debatido em um encontro na sede da empresa Dália Alimentos em Encantado onde participaram Prefeitos da região do Vale do Taquari, Presidentes de Cooperativas, lideranças do meio rural e ainda o Secretário de Desenvolvimento Rural Tarcisio Minetto. No encontro, o Vice-Prefeito de Venâncio Aires, Celso Krämer, defendeu a criação de mais políticas públicas para a juventude.

O gestor, que também é agricultor, falou sobre a evasão do meio rural e a necessidade dos governos criarem mecanismos que despertem nos jovens a vontade de empreenderem no meio rural. Krämer destacou a necessidade de serviços de qualidade no campo, como energia e internet, e ainda o auxilio técnico e a educação para fomentar conhecimento e novas tecnologias no campo. “Precisamos reinventar a agricultura familiar fazendo com que os nossos jovens queiram manter o trabalho dos pais. Hoje muitos pais incentivam seus filhos a estudarem e sair do campo para fazer uma vida diferente na cidade. Precisamos mostrar que é possível crescer e inovar na zona rural”.

O encontro debateu ainda questões do plano safra e sobre os condomínios avícolas que estão sendo construídos nas cidades da região. Conforme Krämer, os Prefeitos aproveitaram o encontro para conquistar junto ao Governo Estadual a cedência de máquinas para auxiliar os Municípios na construção dos Condomínios. “Minetto nos garantiu apoio e o empréstimo de um trator de esteira, uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador e ainda auxiliar na perfuração dos poços artesianos”, afirmou Krämer ao lembrar que as obras de terraplanagem do condomínio de Venâncio Aires começam na próxima semana.

Olá Jornal