Agricultura familiar fornece quase 50% dos alimentos para merenda escolar de Venâncio

Guilherme Siebeneichler
agosto16/ 2017

Conforme determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), 30% da merenda escolar precisa ser destinado da agricultura familiar. Mas no município de Venâncio Aires, segundo a Nutricionista da Secretaria de Educação, Josiane Pacheco, esse número, nos últimos anos, vem sendo ultrapassado.

Em 2016, do recurso repassado pelo Governo Federal, 42,4% foram destinados aos produtos da agricultura familiar. Josiane destaca que vários produtos que antes não eram comprados, hoje são adquiridos pela agricultura familiar do município. “Compramos os mais diversos produtos como ovos, leite C, mel, melado, massa, pães, hortaliças, verduras, legumes, e frutas da época, como laranja, bergamota, banana e morango”, destacou a Nutricionista.

Desde 2010, o município compra produtos para merenda escolar oriundos da agricultura familiar. Josiane comenta que a única maneira de conseguir elevar esse número, que hoje é quase 50%, como de outros município que beira os 70%, é aumentar a diversificação de produção de frutas e grãos. “Para se ter uma ideia, em média são adquiridos uma tonelada de arroz por mês, e esse arroz não tem produção no município. O alimento precisa estar com a legislação vigente, e embalado de acordo, não podemos comprar alimento de qualquer forma, se for produzido e adquirido pela agricultura familiar, esse percentual aumentaria”.

Segundo Carine Larsen, do Setor Administrativo da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), em torno de 35 famílias fornecem alimentos para as escolas da rede municipal. A cada ano, novos alimentos estão sendo incluídos, Carine salienta que as carnes também começaram a ser entregues nas escolas por meio dos produtores do município. “A Cooprova está indo atrás de empresas que possam embalar o feijão e arroz, pois no município temos muitos produtores dos grãos, o único empecilho é a embalagem, devido isso, não conseguimos colocar os alimentos no mercado, mas nós estamos nos empenhando e buscando soluções”.

Josiane destaca que até o fim deste mês uma nova chamada pública será realizada para produtores interessados em disponibilizarem suas produções de alimentos, mas salienta que o agricultor precisa estar cadastrado junto à Cooprova. “A alimentação dos alunos da rede municipal é diversificada, com os produtos da agricultura familiar o município ganhou muito na qualidade do alimento e com isso agrega valores para os agricultores do município”, afirma Josiane.

O termo agricultura familiar vem sendo a pauta do momento. Muitos agricultores viram nas agroindústrias uma renda extra e até uma mudança na vida, esse é mais um motivo para combater o êxodo rural, com isso, vários jovens estão permanecendo ou até voltando para o interior. A agricultura familiar tem dinâmica e características distintas em comparação à agricultura não familiar. Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda.

Também são considerados agricultores familiares: silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária.Principal responsável pela comida que chega às mesas das famílias brasileiras, a agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o País.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler