Afubra registra prejuízos em 600 lavouras de tabaco em Venâncio por queda de granizo

Olá Jornal
setembro08/ 2020

O feriadão de 7 de setembro foi de registro de granizo na região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Até o início da tarde de terça-feira, 08, o Departamento Mutualista da Afubra registrou 1.050 avisos de lavouras atingidas pelas precipitações do domingo, dia 6. Os municípios mais atingidos foram da região de Venâncio Aires (600), Santa Cruz do Sul (400) e Candelária (50). Segundo o gerente de Pesquisa e Estatística da Afubra, Paulo Vicente Ogliari, “a equipe técnica da Afubra está reunida, com reforços vindos de filiais do Rio Grande do Sul, só esperando a chuva parar para saírem à campo e efetuar o levantamento dos danos”.

Até esta terça, a Afubra já registrou, nos três Estados do Sul do Brasil, 3.200 avisos de granizo desde o início da safra 2020/2021. No mesmo período da safra passada, eram 249 lavouras atingidas. “Cada ano é um ano. Na safra 2018/2019, por exemplo, foram cerca de 275 avisos nesse mesmo período. Mas, em 2020, o clima está atípico, com muita variação climática”, explica Ogliari.

SISTEMA MÚTUO

O Sistema Mútuo da Afubra cobre os prejuízos causados pelo granizo e granizo/tufão, de acordo com a modalidade que o associado optou no momento de inscrever suas lavouras. Fumicultores que desejam inscrever suas lavouras tem prazo até 31 de outubro. Para aqueles que antecipam o pagamento até o final de setembro, o desconto é de 3%, e até o fim de outubro, 2%. Desde a safra 2017/2018, o prazo de carência passou a ser de sete dias, a partir da entrega dos pedidos de inscrição de lavouras na Afubra, matriz e filiais, e postagem no Correio. O produtor devedor, terá direito ao auxílio após a quitação de débitos, também contando os sete dias de carência. A nova regra foi aprovada na Assembleia Geral Ordinária, em julho de 2016.

CRÉDITO: AI Afubra

Olá Jornal