Afubra registra na atual safra 15,6 mil lavouras de tabaco atingidas por granizo

Olá Jornal
janeiro10/ 2022

A safra 2021/2022 já contabiliza mais de 15,6 mil lavouras com perdas por conta de tempestades de granizo. Segundo dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), até o dia 20 dezembro a região Sul tinha registrado perdas em 8 mil lavaouras. Na semana do dia 20 até 26 mais 6,7 mil lavouras foram contabilizadas com perdas.

Segundo o presidente da entidade, Benício Albano Werner, entre as regiões, Imbituva e Irati (SC) contabilizam 4 mil lavouras com perdas por conta do granizo. Na sequência, aparece a microrregião Rio Negro (PR), com 2,8 mil lavouras atingidas. Ainda em Santa Catarina, Ituporanga com 1.877 lavouras com perdas e Rio do Sul, com 1.548. Na região da matriz, em Santa Cruz do Sul (RS), foram registradas perdas em 1.372 lavouras por conta do granizo.

Os prejuízos registrados pelos produtores também são maiores na atual safra. “Está chamando atenção a alta perda nas lavouras. A projeção é de 25% a mais de prejuízos dos associados atingidos,” explica Werner.

Atualmente, segundo a Afubra, 45% do tabaco ainda está na lavoura, na região Sul do país. Mas há diferenças entre as regiões. No Sul do Rio Grande do Sul há municípios com mais de 65% do tabaco ainda na lavoura, o que pode aumentar os números de lavouras atingidas por granizo até o fim do ciclo de cultivo atual.

Com informações AI Afubra

Olá Jornal