Afubra contabiliza perdas em 224 lavouras de Venâncio na safra 2021/22

Olá Jornal
janeiro15/ 2022

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) contabiliza perdas em mais de 15 mil lavouras de tabaco por conta das condições climáticas, em especial queda de granizo. Os dados levam em consideração a safra 2021/22, nos três estados do Sul, entre associados da entidade que contam com seguro da produção. Em Venâncio Aires a entidade contabiliza 224 lavouras com prejuízos por conta de granizo. O número é menor do que o registrado na safra anterior, quando mais de 600 lavouras na cidade registraram perdas por condições climáticas.

Na microrregião de Venâncio Aires, que contempla os municípios de Mato Leitão, Passo do Sobrado, Vale Verde e Boqueirão do Leão, foram registrados prejuízos em 678 lavouras.

Até o dia 26 de dezembro as equipes técnicas da Afubra já tinham notificado 15,6 mil lavouras com perdas por conta de granizo e vendavais. As perdas financeiras dos produtores na atual safra, segundo a direção da entidade, estão 25% maior, do que no ciclo anterior.

Entre as regiões, Imbituva e Irati (SC) contabilizam 4 mil lavouras com perdas por conta do granizo. Na sequência, aparece a microrregião Rio Negro (PR), com 2,8 mil lavouras atingidas. Ainda em Santa Catarina, Ituporanga com 1.877 lavouras com perdas e Rio do Sul, com 1.548. Na região da matriz, em Santa Cruz do Sul (RS), foram registradas perdas em 1.372 lavouras por conta do granizo.

FOTO: Divulgação/AI Afubra

Olá Jornal