Afubra apresenta dados do Projeto Nascentes

Olá Jornal
setembro28/ 2018

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) , por meio do Projeto Verde é Vida, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), iniciou em 2015 o Projeto Nascentes, em Boqueirão do Leão. Os resultados obtidos pelo projeto neste período , foram apresentados nesta sexta-feira, 28.

Com o foco de recuperar fontes de água, em duas propriedades do município , o projeto contou com a participação e o apoio de estudantes da Escola Estadual Adolfo Mânica, em Linha Araçá, que realizaram o plantio de diversas mudas de árvores nativas, juntamente com a professora da UFSM, Maristela Machado Machado Araújo e graduandos do curso de Engenharia Florestal.

O diretor da Escola, Leonardo Fernandes, destacou a importância que os projetos desenvolvidos pela Afubra possuem. “Estas parcerias são necessárias e fazem a diferença no estudo de nossos aluno , e sem elas não teríamos conseguido ir além , e chegar a onde estamos”, comenta.

Para Maristela, o projeto que viabilizou a extensão Universitária e possibilitou a interação dos estudantes com a comunidade, não chegou ao seu fim. “Durante este período, os alunos aprenderam todas as etapas e daqui para frente, eles serão responsáveis pela continuação do projeto junto com os proprietários dos locais onde as nascentes estão “, explica.

No total mais de mil mudas de 15 espécies diferentes, foram plantadas nas propriedades parceiras. O objetivo da organização é levar a ideia do projeto para outras escolas e localidades da região.

FOTOS: Bruna Gomes Stahl

 

Olá Jornal