Advogado tem papel decisivo na administração da Justiça

Olá Jornal
agosto11/ 2018

Com uma sociedade que ainda caminha a passos lentos em direção a igualdade, o advogado ocupa papel importante na busca pela justiça e pacificação social. Assim é definida a atuação destes profissionais pelo presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, Marcos Thiel, e também pela Constituição Federal no art. 133. “Sendo assim, é verdadeiro dizer que o Advogado é o primeiro juiz da causa, pois é a ele que as pessoas levam as suas demandas em um primeiro momento,” afirma.

No Brasil existe um profissional do ramo a cada 209 habitantes, o que o coloca entre os países com maior densidade de advogados em relação à sua população no mundo. É mais do que nos EUA, por exemplo, onde a proporção é um a cada 246 pessoas, e no Reino Unido, um a cada 354. O último dado que se tem sobre o número de advogados no Brasil é de 2016, quando a OAB contabilizou mais de um milhão de advogados no país. O Rio Grande do Sul era o terceiro estado com o maior número de profissionais, um para cada 148.

MERCADO
Com as transformações sociais, modificam-se também as demandas desta área de atuação. De acordo com Thiel, as que mais crescem estão ligadas a tecnologia da informação, redes sociais e congêneres. “Sobreviverá aquele profissional que se adaptar a nova realidade e buscar o seu aperfeiçoamento intelectual e tecnológico, buscando ser um agente de pacificação social.”

LOCAL
A OAB em Venâncio Aires possui sede e uma sala junto ao Fórum local onde mantém expediente diário. No local podem ser encaminhadas solicitações de documentos por advogados e estagiários. Possui atuação junto a comunidade participando de diversos Conselhos Municipais, como do Consumidor, de Defesa dos Animais, da Criança e do Adolescente, de Desenvolvimento Urbano e de Trânsito.

A sede reinaugurada em julho aproximará ainda mais o trabalho dos advogados junto a comunidade pois além de reforçar o suporte das atividades da subseção, como reuniões, cursos, palestras e audiências dos processos disciplinares, proporcionando mais recursos de atuação profissional, poderá ser utilizada por outras entidades ou empresas, para que sejam obtidos recursos que a tornem auto-sustentável.

ATUAÇÃO
Os advogados, por meio de sua entidade de classe, realizam diversas campanhas e ações em prol da sociedade. Recentemente, tiveram papel importante tanto no governo Dilma como Temer, solicitando o impeachment dos dois líderes políticos. Agora no mês de agosto, desenvolvem a campanha ‘Vote Consciente’, onde a ordem busca conscientizar os eleitores quanto a importância do voto no dia 07 de outubro, em combate ao voto branco e nulo. de bem avaliar previamente os candidatos a cargos públicos, alertar sobre as falsas notícias (fake news), bem como dar apoio ao eleitor na seleção dos candidatos e fiscalizar a sua atuação.

Olá Jornal