Administração Municipal realiza levantamento para averiguar pontes no interior

Guilherme Siebeneichler
junho14/ 2017

Depois das enxurradas e buscando conhecer melhor a estrutura viária existente no perímetro rural, por meio da Defesa Civil, a Administração Municipal realiza levantamento da infraestrutura de transportes. A medida faz parte das ações realizadas pela equipe técnica da Prefeitura para minimizar os efeitos da chuva. Conforme o prefeito, Giovane Wickert (PSB), a avaliação também objetiva realizar o mapeamento da situação das pontes e travessias, garantindo segurança aos moradores do interior.

“É uma medida de fiscalização para analisar a real situação das estruturas viárias. Esse detalhamento é uma forma de apontar prioridades de investimentos e quais pontes precisam de reparos mais efetivos,” argumenta o gestor municipal.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Dário Martins, não foram registrados estragos de maior monta em pontes no interior do município. “Alguns casos envolvem problemas nas cabeceiras de pontes, por conta do grande volume de chuva. Mas o levantamento é importante para apontar a realidade dessas estruturas.”

O trabalho é liderado também pelo vice-prefeito, Celso Krämer, que tem analisado a situação das estradas no perímetro rural. Além disso, mutirões de recuperação das estradas são organizados para agilizar as reformas.

INFRAESTRUTURA
No mesmo sentido, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), Renato Gollmann, que coordena o levantamento, destaca que duas regiões da cidade tiveram maiores prejuízos por conta da chuva. “As localidades de Arroio do Tigre e Linha Julieta tiveram mais problemas nas estradas e em pontes. Essas são prioridades para o conserto das estruturas. Mas a nossa ideia é avaliar todos os pontos do município e ter um relatório completo dos problemas estruturais,” explica.

RECURSOS
Conforme o prefeito, o trabalho também poderá apontar a real necessidade de investimentos nestas estruturas. Apesar de não contar com caixa para tais necessidades, a proposta é de buscar junto ao governo federal verba para as melhorias.

Entretanto, o levantamento inicial não aponta a necessidade de reconstrução de nenhuma ponte municipal. A maior parte dos problemas de infraestrutura registrados nos últimos dias de chuva, envolve desmoronamento de terra sobre a pista e buracos nas estradas.

O trabalho de análise das estruturas objetiva averiguar, inclusive, o número total de pontes sob responsabilidade da prefeitura de Venâncio Aires.

FOTO: Arquivo/Assessoria de Imprensa PMVA

Guilherme Siebeneichler