Administração Municipal pretende ampliar reciclagem em novo contrato para recolhimento de lixo

Olá Jornal
junho13/ 2020

A Prefeitura de Venâncio Aires prepara nova licitação para o gerenciamento dos resíduos sólidos do município. O trabalho que é terceirizado tem custo anual superior aos R$ 4,5 milhões. A proposta do novo formato de contratação é de garantir ampliação da reciclagem e novos bairros incluídos no recolhimento mecanizado. Atualmente cerca de 10% do lixo doméstico da Capital do Chimarrão é reciclado, na Usina de Triagem de Lixo, de Linha Estrela. Porém, o percentual deve ser maior, já que boa parte dos resíduos reutilizáveis são recolhidos por catadores, de forma individual ou por membros de cooperativas.

A última contratação do serviço de gerenciamento do lixo ocorreu em 2016 e atualmente o serviço é realizado pela Cone Sul. O transporte da usina até Minas do Leão é feito pela Ecopal Reciclagem e Transportes. Ainda há um terceiro contrato com a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) para o destino final no aterro sanitário. A Cooperativa Regional de Catadores dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Cootralto) é a responsável pela operação da usina de triagem.

Conforme o assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Éder Schroeder, o novo modelo de contratação está sendo finalizado. “Estamos em projeto da nova licitação, procurando promover o aumento da área de coleta automatizada de materiais seletivos, do lixo seco, e com isso conseguímos melhorar a reciclagem.”

Atualmente o Município destina 100% do lixo recolhido no município para a usina, buscando diminuir o material destinado para o aterro sanitário. “Procuramos melhorar sempre a qualidade do lixo que chega até usina, melhorar a quantidade do resíduo também que é separado e destinar o mínimo possível para o aterro sanitário.”

NÚMEROS
Atualmente são recolhidos por dia 34 toneladas, tanto na área urbana como rural. No mês este volume alcança as 950 toneladas. Em média, 10% deste total é reciclado pela usina, o que diminui os custos para utilização do aterro.
No total, o município conta com 300 contêineres para lixo orgânico espalhados em alguns bairros e região central. A nova contratação prevê ampliar o número de bairros atendidos e os contêineres específicos para lixo seco (reciclável). Atualmente apenas 11 são específicos para este fim. Outro ponto é de ampliar a coleta seletiva com roteiros extras. Atualmente ela ocorre uma vez por semana nos bairros do município.

Olá Jornal