Administração Municipal busca ônibus escolar próprio

Guilherme Siebeneichler
outubro07/ 2017

O Governo Municipal vai buscar veículos escolares próprios. A iniciativa inédita em Venâncio Aires tenta incluir na frota pública ônibus escolares por meio de programa do Governo Federal. A requisição será encaminhada pela Secretaria Municipal de Educação. Atualmente o serviço de transporte é oferecido pela Prefeitura a todos os alunos por meio de empresas terceirizadas. O objetivo da proposta dos novos veículos é de manter a rede atual e incluir o transporte de crianças e jovens em locais de difícil acesso e demais programas da Prefeitura. Entretanto, a melhor utilização será avaliada por equipe técnica da pasta.

A Capital do Chimarrão possui uma das redes mais complexas do transporte escolar. Isso por conta da malha viária e a extensão territorial no perímetro rural. O investimento para operacionalizar os 23 roteiros existentes alcança os R$ 5,8 milhões por ano. Atualmente são mais de 2.811 mil alunos transportados diariamente pela Secretaria de Educação.

Por meio do Ministério da Educação e do programa Caminhos da Escola, o Município vai buscar os equipamentos. Segundo o prefeito Giovane Wickert (PSB), a proposta é de fomentar o transporte em locais onde o custo operacional é mais elevado. “Temos pontos do município que acabam dificultando o transporte das terceirizadas. Se a Prefeitura tiver um veículo, por exemplo, poderá fazer roteiros alternativos e buscar alunos que moram em locais de difícil acesso.”

Para a secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen, a busca pelos veículos será feita por meio de convênio com o Ministério. O Governo local aguarda a abertura de editais por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), que concentra todos os projetos e recursos do governo federal para cadastro dos Municípios. “Venâncio é um dos poucos municípios da região que não possui veículos fornecidos pelo Ministério. Vamos fazer uma análise da melhor forma possível de utilização.”

O governo quer dois ônibus escolares, entretanto, os contratos terceirizados serão mantidos, a partir da demanda municipal. “Todo o serviço de transporte escolar no município é bastante complexo. Temos condições geográficas muito distintas. É preciso sempre agregar e buscar alternativas.”

O programa federal em outros pontos do país destina além de ônibus e vans, barcos e até mesmo bicicletas para as prefeituras. O objetivo é de facilitar o acesso dos estudantes a rede pública de ensino. A iniciativa foi criada em 2005, porém, o município desde então não fez o cadastramento.

SERVIDORES
Entre os pontos de desafio da manutenção de frota própria está a necessidade de contratação de motoristas. Porém, há possibilidade de remanejamento de servidores públicos para este fim, que será avaliada.

ESTADO
Alvo de polêmicas nos dois últimos anos, os repasses do Estado para o pagamento do transporte de estudantes da rede estadual estão em dia. A secretária lembra que atualmente 1.318 alunos frequentam o ensino fundamental e outros 480 o médio. Estes estudantes se deslocam pelos serviços contratados pela Prefeitura. O valor total mensal alcança R$ 305 mil.

Guilherme Siebeneichler