Administração apresenta o Chamamento Público para a ONG Amigo Bicho

Guilherme Siebeneichler
setembro11/ 2017

O assunto animais de rua vem sendo motivo de grades debates e discussões em Venâncio Aires. A fim de amenizar a sobrecarga dos voluntários das ONGs que prestam esse socorro aos animais de pequeno e grande porte, o prefeito Giovane Wickert e o vice-prefeito Celso Krämer, receberam lideranças da causa e integrantes das ONGs que defendem os animais, além dos Vereadores Tata Haussen e Ciro Fernandes e Secretários Clóvis Schwertner, Ramon Schwengber e Marion Kist para um compromisso público.

Wickert destacou que o governo devia uma satisfação à população. E destacou que 1º Edital de Chamamento Público do Município foi lançado. “O projeto é um compromisso público, e essa questão dos animais é um problema de ordem pública”. Devido a mudanças na lei, a Prefeitura não pode repassar recursos como antigamente. Agora é necessário realizar o Chamamento onde as ONGs interessadas devem se cadastrar.

No encontro o vice-prefeito salientou a importância do voluntariado, e enfatizou a maior responsabilidade que a população precisa ter com os animais. “Precisamos continuar com os trabalhos educativos, a população precisa se conscientizar, não pode haver esse desleixo com os animais”.

Sugestões foram levantadas, como o invés de realizar a castração, que tem um custo alto, realizar aplicação de hormônios nos animais que não possuem pré-disposição ao câncer.  Além disso, e prefeitura pretende realizar parceria entre a ONG beneficiada no Chamamento e a Vigilância Sanitária, um forte trabalho de conscientização nas comunidades e bairros.

O prefeito enfatizou que nessa semana sairá o Chamamento Público, onde a ONG poderá cadastrar o projeto. Além disso, ele destacou que a Administração está pensando em criar um espaço para os bichos, um modelo de centro de bem estar animal. “Vamos pensar em algo mais concreto e para o próximo ano em relação a um albergue para os animais” finalizou Wickert.

O Chamamento Público/Concurso de Projetos é um procedimento obrigatório caso o programa atenda a Entidades Privadas sem Fins Lucrativos/Organizações da Sociedade Civil. Ele é utilizado para a  modalidade  de  Convênio ou de Contrato de Repasse e a denominação de Concurso de Projetos para a modalidade de Termo de Parceria, mas ambos têm a mesma finalidade de seleção.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler