Ações a curto prazo devem fortalecer cadeia comercial que precisa se adequar ao momento pós-pandemia

Olá Jornal
junho18/ 2020

As diversidades do mercado, a mudança do perfil do cliente e as novas metodologias de abordagem e atendimento, além da parceria entre público e privado; foram as principais demandas elencadas em reunião setorial do Plano de Recuperação da Economia de Venâncio Pós-Pandemia, realizada nesta quarta-feira, 17. O encontro virtual, sobre o Comércio, contou com a participação de representantes do Executivo, Caciva, Sebrae, Sesc, OAB, Emater/Ascar-RS, Unisc.

Entre as metas estipuladas no Plano que projeta Venâncio pelos próximos anos, estão a atração de novos empreendimentos, qualificação dos comerciantes e dos comerciários, inovação na gestão pública e apoio as iniciativas, necessidade do mapeamento dos hábitos e do potencial de consumo local e regional, identificando as necessidades, os limites e as possibilidades do comércio para atender à demanda atual.

Durante a reunião, os participantes levantaram carências e anseios que já estão sendo atendidos e que ainda precisam ser supridos para que se tenha uma nova era no comércio de Venâncio. A infraestrutura, com acessos a cidade e ruas pavimentadas, assim como mais segurança nas ruas, fomento a datas especiais como Páscoa e Natal com as decorações e demais embelezamentos tem atraído e melhorado o fluxo de visitantes e consumidores para o comércio local e também das próprias empresas; a agilidade com que tem ocorrido os processos de liberação de alvarás para funcionamento, diminuindo a burocracia; o balanceamento e diálogo entre setores público e privado durante a pandemia para que não houvesse um fechamento por um longo período prejudicando ainda mais a economia; são ações que já foram ou estão sendo realizadas pelo Município e que surtem efeito positivo no segmento.

Entre as ações a curto prazo, está em fase de finalização o projeto de peticionamento eletrônico previsto no Venâncio Empreendedor que visa desburocratizar os processos administrativos, permitindo a requisição e emissão de alvará de forma eletrônica em até 24 horas. A expectativa é de que em julho a ferramenta esteja a disposição dos empreendedores. Outra ação imediata da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a partir da reunião, é analisar os zoneamentos das margens das duas rodovias que cortam o município para possíveis empreendimentos se instalarem e aproveitarem a circulação das milhares de pessoas que simplesmente passam diariamente por Venâncio. Ainda, auxiliar e mediar os trabalhos de fiscalização sanitária, epidemiológica e fazendária e de segurança pública para facilitar o hábito do consumidor local; e auxiliar e mediar a flexibilização dos horários de funcionamento do comércio local.

De acordo com as manifestações, há necessidade de a própria comunidade valorizar mais o produto local, aliar comércio e turismo, a partir do desenvolvimento do turismo rural. “Precisamos deixar de lado o sentimento de inferioridade que é tão presente, nem sempre a Serra tem o melhor restaurante, o melhor passeio; precisamos parar de nos comparar e valorizar o que é daqui. Somos tão bons quanto os outros”, enfatizou a coordenadora do Campus local da Unisc, Andreia Haas.

Além disso, a mudança de perfil dos clientes e a necessidade de adaptar o comércio local a este novo consumidor também foi evidenciado na reunião. De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Soares, o projeto Cidade Empreendedora – parceria do município com o Sebrae que será lançado na próxima semana -, vem de encontro a esta demanda. Entre os objetivos está a qualificação do comerciante e comerciário para novas perspectivas, abrir o olhar para tendências e oportunidades. “Claro que neste momento o empresário está preocupado em passar pela crise com o menor impacto possível, se reorganizar, em colocar a roda para girar, mas precisamos que ele também se atente ao que o momento exige, como talvez mudar horários e formas de atendimento, além de analisar o mercado, e buscar novamente o cliente que já está mudando a forma de comprar, de pensar, de agir.”

Esta foi a terceira reunião segmentada do Plano de Recuperação da Economia Pós-Pandemia. Na última semana foram discutidas iniciativas a curto, médio e longo prazo para a indústria. A primeira discutiu o turismo. Na próxima semana será abordado o fomento aos serviços. E, encerrando o ciclo de reuniões setoriais, para o dia 1º de julho, está prevista a discussão sobre inovação e tecnologia.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

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